Seguidores

sábado, 2 de março de 2024

O Agreste é Notícia, 02-03-2024

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Núcleo DHANA realiza Encontro Estadual para discutir ações de combate à insegurança alimentar em Pernambuco. 29/02/2024 - O Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas Josué de Castro (Núcleo DHANA), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizou nas últimas segunda (26) e  terça-feira (27), em Garanhuns (Agreste Meridional), o I Encontro Estadual, na modalidade presencial, com o tema "Fome: um chamado para ação". O objetivo foi  promover atividades de formação a membros e servidores, de forma a garantir maior efetividade nas ações de enfrentamento à insegurança alimentar em Pernambuco.

O evento foi aberto na tarde de segunda (26), no auditório da Promotoria de Justiça de Garanhuns, no Edifício Procuradora de Justiça Maria Nely Lima Ribeiro, com a presença do Procurador-Geral de Justiça Marcos Carvalho, que falou da importância da iniciativa para maior integração dos representantes do MPPE nos municípios pernambucanos e na discussão de ações que possam contribuir para a redução da insegurança alimentar em Pernambuco. Ele lembrou que no início da gestão, em 2023, o MPPE elegeu como uma das prioridades a garantia do direito humano à alimentação e o combate à fome.


- Vem aí o primeiro Festival do Chocolate de Garanhuns, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, com apoio e participação de diversos estabelecimentos que fazem parte da Associação de Turismo do Agreste (ATUA).  Sebrae Garanhuns definiu os detalhes do Festival do Chocolate, que acontece de 27 a 31 de março, e já conta com mais de 20 empresas participantes, mas segundo Gerlane Melo, analista do Sebrae, este número vai aumentar. "A ATUA está contactando o trade turístico, principalmente cafeterias, chocolaterias, bares e restaurantes para aumentar a participação. Mas é bom lembrar que qualquer empresa no segmento pode participar, devendo procurar o Sebrae", afirma a analista. A gerente do Sebrae Garanhuns, Amanda Ferreira, também aprovou a iniciativa, e a instituição está preparando cursos com chocolates e na área de atendimento ao cliente para serem ministrados no início de março. Quanto aos cardápios, vai da criatividade de cada chef, de sobremesas a drinks. Que tal?


- Homem morre afogado. Na terça-feira 27/02/2024, no açude de Furnas, no distrito de São Pedro, município de Garanhuns, o agricultor Rafael de Lima Tenório, de 36 anos, morreu por afogamento. A vítima que residia na cidade de Garanhuns, comemorava o aniversário junto com amigos quando entraram no açude e Rafael submergiu na água e não retornou a superfície. O corpo foi localizado e retirado da água por homens do Corpo de bombeiros na manhã do dia seguinte. Uma filha da vítima disse aos policiais que seu pai sofria de problemas cardíacos, sugerindo que isso poderia ter provocado o afogamento.


Calçado

Relator: CONSELHEIRO SUBSTITUTO RUY RICARDO Processo: 22139539 Admissão de Pessoal realizada pela Prefeitura Municipal de Calçado referente ao concurso no exercício financeiro de 2020, tendo como interessado o Senhor Francisco Expedito da Paz Nogueira. 

Julgamento: A Segunda Câmara, à unanimidade, julgou legais as admissões originárias de concurso público, listadas nos anexos I, II, III e IV da proposta de deliberação, concedendo, consequentemente, o registro respectivo. Julgado em 29/02/2024.


Saloá

- Chuvas derrubam muro de cemitério. As chuvas que caíram nos últimos dias no município de Saloá causaram alguns transtornos a população, principalmente na zona rural. Além de estradas danificadas, na manhã da sexta-feira 1º/03/2023, caiu o muro do cemitério do Povoado Gigante. Segundo as informações, a parede já apresentava rachaduras, e não resistiu às chuvas dos últimos dias. Fonte: saloanoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!