No Brasil, o corrupto é o outro
Pesquisa realizada pelo Data Popular aponta que, ainda que só 3% dos brasileiros afirmem ser corruptos, 70% admitem ter tomado ao menos uma "atitude corrupta" durante a vida.
Responsável pelo levantamento, Renato Meirelles constata que a corrupção está enraizada a tal ponto no País que o brasileiro não se percebe como corrupto: "Se acha isento nas pequenas corrupções de que se beneficia e critica as grandes, nas quais se acha lesado", diz ele na coluna de Sonia Racy.
Veja abaixo mais dados da pesquisa:
Comprou algum produto pirata? 67% dizem que sim. Recebeu troco e não devolveu a diferença? 21% admitem que sim -- e outros 46% informam que não, mas admitem ter conhecimento de alguém que fez isso. Pagou propina a um policial ou agente de fiscalização? A porcentagem cai para 7% mas outros 19% juram conhecer gente que subornou.
Declarou ou deixou de declarar alguma coisa para a RF visando restituição? Só 1% confirma a malandragem. Mas, a exemplo do que ocorre em outras respostas, 15% dos entrevistados apontam alguém que faz isso sistematicamente.
ÉTICA É UMA PALAVRA QUE NÃO CONSTA DO DICIONÁRIO DE QUALQUER BRASILEIRO, COM EXCEÇÃO DA TURMA DO PT(?)...
ResponderExcluir