Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O peixe de Capoeiras...

Por Altamir Pinheiro

É do conhecimento de todos nós que, Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. O costume de comer a CARNE BRANCA do peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. Comer peixe no lugar de carne vermelha, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. De acordo com o calendário religioso, este ano a Semana Santa, mais precisamente a sexta-feira da paixão será comemorada no dia 25 de março.

Na liturgia cristã, a PÁSCOA celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. O rito revive a última ceia, quando Jesus, de joelhos, lavou os pés de seus apóstolos. Além da humildade, o ato simboliza a purificação. Na SEXTA-FEIRA SANTA, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes. No SÁBADO DE ALELUIA, os cristãos refletem sobre a morte de Jesus, e no DOMINGO DE RAMOS renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna.

Jesus viveu na Galileia, numa região entre o mar Mediterrâneo e o mar da Galileia, ambos os mares estavam pra peixe, havia uma quantidade de pescado enorme. Pelo menos, segundo a Bíblia,  sete de seus discípulos eram pescadores, o que demonstra que o peixe era um dos principais alimentos do ambiente em que Cristo viveu. Os quatro evangelhos relatam milagres que incluem Jesus fornecendo peixe como alimento para as  pessoas. É por isso que  há uma crendice muito usual em nossa região, que diz: prefeito que distribui peixe para população na semana santa, sua administração é abençoada por Deus.


Pois bem!!! Já diz o dito popular que, a fome não é exigente: basta contentá-la. É por isso que a  prefeita de CAPOEIRAS, Neide Reino, vai garantir, mais uma vez,  o almoço da sexta-feira da paixão com distribuição de peixe a família carente. A ação faz parte do trabalho de Assistência Social implantado pela prefeitura em bairros carentes, distritos, povoados e a zona rural como um todo pela atual administração. A distribuição será feita por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais que montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os capoeirenses necessitados. A distribuição acontecerá em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contará com a participação de servidores voluntários de diversas secretarias municipais, beneficiando moradores da zona urbana e rural.

A virtude da gratidão e da solidariedade humana são   para poucos. Em contato telefônico que mantive com a prefeita de Capoeiras, naquela oportunidade ela me relatava o seguinte: “Nada me deixa mais feliz do que poder dar o alimento na mesa de cada pessoa que não tem condições de garantir o seu sustento. Porque nem todas as famílias capoeirenses  poderiam ter esse alimento quase que obrigatório na Sexta-Feira da Paixão, onde tradicionalmente os católicos não podem comer carne vermelha. Fico muito feliz em praticar esse ato de piedade cristã, seguindo a tradição do meu pai e do meu marido. É motivo de muita satisfação e bem estar”. Disse Neide Reino.

Logo depois de ter sido eleito pontífice católico em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, PAPA FRANCISCO, criticou o sistema econômico mundial, dizendo que a forma como as coisas são feitas atualmente é insensível aos pobres, pois não incentiva os que ganham muito a compartilhar suas riquezas com os que mais precisam. O líder católico destacou que a mensagem do Evangelho não é de conquistas financeiras, mas sim, de ajuda ao próximo, exatamente o contrário do que muitos cristãos têm pregado através da teologia da prosperidade, que dá ênfase às conquistas materiais através da fé e contribuições vultosas às igrejas. FRANCISCO voltou a condenar a riqueza feita a partir de práticas econômicas que encarecem os alimentos e limitam o acesso dos pobres à comida.

Eis mais uma declaração de quem está envolvida diretamente com a distribuição de peixe para a sua comunidade carente: “A ideia é compartilhar deste momento especial com a população, levando a cada um, não a solução para os problemas, mas usufruir desta SIMBOLOGIA de compartilhamento de carinho e respeito ao próximo.”, afirmou a secretaria de Assistência  Social, Luciene Reino. Geralmente quem está do outro lado  chia, não contra a ação humanitária, mas pela personalização das benfeitorias. Na verdade, os opositores morrem de inveja por sentirem na própria pele que a prefeita Neide Reino, paulatinamente, vem se tornando em alvo de veneração da respeitabilidade por parte do povão de sua terra, por dar seguimento a uma prática que vem desde o tempo do seu pai, Manoel Reino.

No âmbito de se fazer um  registro  com o  intuito de descrever a cultura material de  uma comunidade, dos seus hábitos e, de geração para geração, o município de Capoeiras vem  praticando uma  tradição que  revela um conjunto de costumes, crenças, práticas,  que são transmitidos de geração em geração e que permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social. Trata-se de uma tradição de distribuição de PEIXE na semana santa que vem desde o ex-prefeito MANOEL REINO tendo continuidade com o seu genro, prefeito NENEN e, mais uma vez sendo mantida pela sua filha, prefeita  NEIDE REINO, como forma de contribuir com a população durante a Semana Santa. Que seja bem-vinda, mais uma vez, uma  atitude relevante desse porte e que  siga a tradição de piedade cristã de manter a chama acesa para esses necessitados. E que fato desta natureza venha se repetir no ano de   2017...

5 comentários:

  1. Anônimo2/23/2016

    Senhor Altemir, você nesse seu comentário, diz que teve início a distribuição de peixe no Governo de Manoel Reino e teve seguencia nos governos de Nenen e Neide.Você está completamente enganado os governos de Batata, Zezinho e Dudu também distribuíam peixes para a população carente do nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Se você quiser encher a pança de peixe compareça lá no local de distribuição que vai ter peixe a fole. Serão mais de 10 toneladas de peixe que o povo de Capoeiras vai consumir.

    P.S.: - ANÔNIMO: Não compre o leite de coco, porque vai ser distribuído, também, gratuitamente para quem quiser e a quem interessar possa. Isso tanto na cidade como nos matos. Na Sexta-feira da Paixão Capoeiras vai se vestir de branco, a cor da paz... E HAJA PEIXE COM LEITE DE COCO!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/25/2016

    esse cara ta ganhando quanto para fazer politica para neide.

    ResponderExcluir
  4. EU NÃO ME PREOCUPO COM O "GANHANDO QUANTO", MEU CARO ANÔNIMO!!! O QUE ME IMPORTA É COMPARTILHAR COM OS OUTROS O QUANTO EU GANHO, TOPAS!!! QUER UM TIQUINHO PRA VOCÊ TAMBÉM!!!

    P.S.: - Desculpe-me, anônimo!!! Mas Desconfio que você anda misturando psicotrópicos com cachaça...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/29/2016

    Não é DOMINGO DE RAMOS! KKKK. É DOMINGO DE PÁSCOA! Primeiro aprenda pra depois escrever. O DOMINGO DE RAMOS é o que antecede à Semana Santa, no qual é celebrada a entrada de Jesus junto com seus seguidores em Jerusalém! Acho que a prefeita deveria escolher melhor quem contrata para fazer publicidade dela! kkk

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!