Por Altamir Pinheiro

Na liturgia cristã, a PÁSCOA celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. O rito revive a última ceia, quando Jesus, de joelhos, lavou os pés de seus apóstolos. Além da humildade, o ato simboliza a purificação. Na SEXTA-FEIRA SANTA, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes. No SÁBADO DE ALELUIA, os cristãos refletem sobre a morte de Jesus, e no DOMINGO DE RAMOS renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna.
Jesus viveu na Galileia, numa região entre o mar Mediterrâneo e o mar da Galileia, ambos os mares estavam pra peixe, havia uma quantidade de pescado enorme. Pelo menos, segundo a Bíblia, sete de seus discípulos eram pescadores, o que demonstra que o peixe era um dos principais alimentos do ambiente em que Cristo viveu. Os quatro evangelhos relatam milagres que incluem Jesus fornecendo peixe como alimento para as pessoas. É por isso que há uma crendice muito usual em nossa região, que diz: prefeito que distribui peixe para população na semana santa, sua administração é abençoada por Deus.
Pois bem!!! Já diz o dito popular que, a fome não é exigente: basta contentá-la. É por isso que a prefeita de CAPOEIRAS, Neide Reino, vai garantir, mais uma vez, o almoço da sexta-feira da paixão com distribuição de peixe a família carente. A ação faz parte do trabalho de Assistência Social implantado pela prefeitura em bairros carentes, distritos, povoados e a zona rural como um todo pela atual administração. A distribuição será feita por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais que montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os capoeirenses necessitados. A distribuição acontecerá em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contará com a participação de servidores voluntários de diversas secretarias municipais, beneficiando moradores da zona urbana e rural.
A virtude da gratidão e da solidariedade humana são para poucos. Em contato telefônico que mantive com a prefeita de Capoeiras, naquela oportunidade ela me relatava o seguinte: “Nada me deixa mais feliz do que poder dar o alimento na mesa de cada pessoa que não tem condições de garantir o seu sustento. Porque nem todas as famílias capoeirenses poderiam ter esse alimento quase que obrigatório na Sexta-Feira da Paixão, onde tradicionalmente os católicos não podem comer carne vermelha. Fico muito feliz em praticar esse ato de piedade cristã, seguindo a tradição do meu pai e do meu marido. É motivo de muita satisfação e bem estar”. Disse Neide Reino.
Logo depois de ter sido eleito pontífice católico em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, PAPA FRANCISCO, criticou o sistema econômico mundial, dizendo que a forma como as coisas são feitas atualmente é insensível aos pobres, pois não incentiva os que ganham muito a compartilhar suas riquezas com os que mais precisam. O líder católico destacou que a mensagem do Evangelho não é de conquistas financeiras, mas sim, de ajuda ao próximo, exatamente o contrário do que muitos cristãos têm pregado através da teologia da prosperidade, que dá ênfase às conquistas materiais através da fé e contribuições vultosas às igrejas. FRANCISCO voltou a condenar a riqueza feita a partir de práticas econômicas que encarecem os alimentos e limitam o acesso dos pobres à comida.
Eis mais uma declaração de quem está envolvida diretamente com a distribuição de peixe para a sua comunidade carente: “A ideia é compartilhar deste momento especial com a população, levando a cada um, não a solução para os problemas, mas usufruir desta SIMBOLOGIA de compartilhamento de carinho e respeito ao próximo.”, afirmou a secretaria de Assistência Social, Luciene Reino. Geralmente quem está do outro lado chia, não contra a ação humanitária, mas pela personalização das benfeitorias. Na verdade, os opositores morrem de inveja por sentirem na própria pele que a prefeita Neide Reino, paulatinamente, vem se tornando em alvo de veneração da respeitabilidade por parte do povão de sua terra, por dar seguimento a uma prática que vem desde o tempo do seu pai, Manoel Reino.
No âmbito de se fazer um registro com o intuito de descrever a cultura material de uma comunidade, dos seus hábitos e, de geração para geração, o município de Capoeiras vem praticando uma tradição que revela um conjunto de costumes, crenças, práticas, que são transmitidos de geração em geração e que permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social. Trata-se de uma tradição de distribuição de PEIXE na semana santa que vem desde o ex-prefeito MANOEL REINO tendo continuidade com o seu genro, prefeito NENEN e, mais uma vez sendo mantida pela sua filha, prefeita NEIDE REINO, como forma de contribuir com a população durante a Semana Santa. Que seja bem-vinda, mais uma vez, uma atitude relevante desse porte e que siga a tradição de piedade cristã de manter a chama acesa para esses necessitados. E que fato desta natureza venha se repetir no ano de 2017...
Senhor Altemir, você nesse seu comentário, diz que teve início a distribuição de peixe no Governo de Manoel Reino e teve seguencia nos governos de Nenen e Neide.Você está completamente enganado os governos de Batata, Zezinho e Dudu também distribuíam peixes para a população carente do nosso município.
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirSe você quiser encher a pança de peixe compareça lá no local de distribuição que vai ter peixe a fole. Serão mais de 10 toneladas de peixe que o povo de Capoeiras vai consumir.
P.S.: - ANÔNIMO: Não compre o leite de coco, porque vai ser distribuído, também, gratuitamente para quem quiser e a quem interessar possa. Isso tanto na cidade como nos matos. Na Sexta-feira da Paixão Capoeiras vai se vestir de branco, a cor da paz... E HAJA PEIXE COM LEITE DE COCO!!!
esse cara ta ganhando quanto para fazer politica para neide.
ResponderExcluirEU NÃO ME PREOCUPO COM O "GANHANDO QUANTO", MEU CARO ANÔNIMO!!! O QUE ME IMPORTA É COMPARTILHAR COM OS OUTROS O QUANTO EU GANHO, TOPAS!!! QUER UM TIQUINHO PRA VOCÊ TAMBÉM!!!
ResponderExcluirP.S.: - Desculpe-me, anônimo!!! Mas Desconfio que você anda misturando psicotrópicos com cachaça...
Não é DOMINGO DE RAMOS! KKKK. É DOMINGO DE PÁSCOA! Primeiro aprenda pra depois escrever. O DOMINGO DE RAMOS é o que antecede à Semana Santa, no qual é celebrada a entrada de Jesus junto com seus seguidores em Jerusalém! Acho que a prefeita deveria escolher melhor quem contrata para fazer publicidade dela! kkk
ResponderExcluir