Seguidores

quinta-feira, 27 de abril de 2023

IBGE atualizou os mapas de 50 municípios de Pernambuco, entre estes Capoeiras; e 25 acordos já foram feitos

Audiência na Alepe - Foto Lu Rocha

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou no final do mês de março/2023, mapas atualizados com os limites territoriais de 174 municípios do país, sendo 50 em Pernambuco, e entre estes o município de Capoeiras.


"Nesta edição de 2022, o IBGE disponibiliza os mapas de 174 municípios que tiveram atualizações de seus limites entre 01 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. Os estados com o maior número de revisões foram Rio Grande do Sul (61 municípios), Pernambuco (50) e Paraná (47).


As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares".


Os 50 municípios de PE que tiveram alteração nos seus mapas territoriais foram:

Água Preta; Alagoinha; Amaraji; Angelim; Arcoverde; Barra de Guabiraba; Belém de Maria; Belo Jardim; Bonito; Brejinho; Buíque; Cabo de Santo Agostinho; Camocim de São Félix; Capoeiras; Catende; Chã de Alegria; Chã Grande; Cortês; Escada; Floresta; Gameleira; Glória do Goitá; Gravatá; Ibimirim; Inajá; Itapetim; Joaquim Nabuco; Jucati; Jupi; Machados; Manari; Moreno; Orobó; Palmares; Passira; Pedra; Pesqueira; Poção; Pombos; Primavera; Ribeirão; Sanharó; São João; São Joaquim do Monte; São José do Egito; São Lourenço da Mata; São Vicente Férrer; Tupanatinga; Venturosa e Vitória de Santo Antão.


Os sites do IBGE e da Alepe não detalham as perdas ou ganhos territoriais e de população, nem os locais específicos onde ocorrem conflitos sobre os limites nos 50 municípios pernambucanos afetados.

Veja no site do IBGE clicando aqui!


O site da Alepe informa que 25 acordos já foram feitos em duas audiência públicas:


A Alepe costurou mais 15 acordos entre municípios pernambucanos para correção no traçado de seus territórios. Com o comunicado de que três pendências da primeira rodada de mediação, feita há uma semana, foram resolvidas, 27 dos primeiros 50 conflitos em análise pela a Comissão de Assuntos Municipais já caminham para uma solução. A Audiência Pública desta quarta (26), realizada no Auditório Sérgio Guerra, teve a participação de representantes de 24 administrações locais.


Num primeiro momento, o colegiado, com apoio de sua equipe técnica e da Consultoria Legislativa (Consuleg), buscou equacionar os casos de menor complexidade. Para aqueles em que não houve acordo, serão designados deputados moderadores, que ficarão responsáveis por dialogar com as gestões municipais em busca de novas propostas. Concluída esta etapa, outros 44 litígios que envolvem questões políticas, jurídicas e técnicas mais difíceis devem ser analisados, ainda este ano.


Conforme explicou o superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Pernambuco, Gliner Alencar, a necessidade dos ajustes foi detectada na realização do Censo. O trabalho de campo encontrou discrepâncias com relação às leis de criação dos municípios ou àquelas que dispunham sobre a divisão administrativa e judiciária do Estado. “Hoje temos tecnologias que permitem um refinamento maior para colocar as linhas de limites municipais”, pontuou Alencar. 


Lista dos acordos já realizados sobre os limites municipais nas duas audiências públicas na Alepe:


Carnaíba e Afogados da Ingazeira

Belém do São Francisco e Itacuruba

Afogados da Ingazeira e Tabira

Capoeiras e São Bento do Una

São Bento do Una e Jucati

Solidão e Tabira

Surubim e Bom Jardim

Tabira e Iguaracy

Capoeiras e Jucati

Casinhas e Orobó

Surubim e Casinhas

Surubim e Cumaru

Riacho das Almas e Cumaru

Cumaru e Bezerros

Frei Miguelinho e Riacho das Almas

Carnaubeira da Penha e Floresta

Itacuruba e Floresta

Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco

Afogados da Ingazeira e Iguaracy

Solidão e Afogados da Ingazeira

Jucati e São João

Bom Jardim e Casinhas

Calçado e Angelim

Riacho das Almas e Bezerros

Veja no site da Alepe clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!