Seguidores

sábado, 8 de abril de 2023

O Agreste é Notícia em 08/04/2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Audiência pública debate temas de interesse das Comunidades Remanescentes de Quilombos. 05/04/2023 - Com o propósito de conhecer a realidade e potencialidades, bem como ouvir as principais demandas da Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) do Timbó, em Garanhuns, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu uma audiência pública no último dia 31 de março. Outras CRQs instaladas no município, como Castainho, Estivas, Tigre, Estrela e Caluete, também tiveram voz no encontro. Coordenada pelo 1º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Domingos Sávio Pereira Agra, com a cooperação do líder da CRQ do Timbó, Ermeson Araújo da Silva, a audiência pública foi realizada na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Em pauta, a discussão de temas relativos à saúde; meio ambiente; habitação e urbanismo; consumidor; patrimônio histórico e cultural; e cidadania residual. Falta de estrutura adequada nas áreas de saúde, educação, telecomunicação e transporte – problema decorrente da precariedade das estradas de acesso às comunidades –; reforço na segurança pública e atenção especial às questões do uso de drogas e violência doméstica; e abastecimento de água foram alguns dos pontos destacados na audiência pública.


Caetés

- Polícias Civil e Militar realizaram Operação contra criminalidade. Na terça-feira 04/04/2023, policiais civis e militares realizaram a Operação F18, no município de Caetés. No âmbito da Delegacia Regional de Garanhuns, a Operação policial tem o objetivo de combater crimes de homicídio, roubos e violência contra a mulher na região do Agreste. No decorrer da operação foram instruídos 16 Inquéritos Policiais (IP) e 07 pessoas ouvidas em sede policial. Também foram relatados 10 inquéritos, sendo 04 relativos ao crime de violência doméstica. O policiamento ainda realizou buscas por criminosos da região e fez 03 levantamentos de locais de crimes. Foram realizadas abordagens a pessoas, bares e veículos na cidade e na zona rural; e também diligencias relacionadas a inquéritos policiais. á os militares revistaram 08 bares, abordaram 180 pessoas e 45 veículos; sendo que 03 veículos suspeitos de adulteração foram periciados. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Bom Conselho

- Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR é indicadopara a Superintendência do  INCRA-PE. Givaldo Cavalcante é o novo superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agraria,  INCRA em Pernambuco. Ele presidiu o STR de Bom Conselho entre 2010 e 2018, tendo também ocupado outros cargos na direção da entidade em períodos antes e depois de presidi-lo. Givaldo é ligado ao deputado estadual Doriel Barros e é presidente do Partido dos Trabalhadores em Bom Conselho. Fonte: tiagopadilhablog.blogspot.com


São Bento do Una

- Acidente entre carro e moto deixa vítima fatal. Um homem morreu ao colidir a motocicleta que conduzia contra uma picape Fiat Strada. O acidente ocorreu na noite da terça-feira 04/04/2023, na PE-180, em São Bento do Una. A vítima Pedro Ferreira Ciriaco, de 43 anos, faleceu no local do acidente. 


São João

Relator: CONSELHEIRO VALDECIR PASCOAL Processo: 191005060 Prestação de Contas de Gestão da Prefeitura Municipal de São João, relativa ao exercício financeiro de 2016, tendo como interessados: Andrielle Barros Félix dos Santos, Angela Maria de Souza, Arzenaldo Paes de Lira, Eder Marcone Vieira, João Batista Sobral de Sales, Jose Fabio Soares Ferreira, José Genaldi Ferreira Zumba, Jose Genival Ferreira Zumba, José Luiz Cabral de Carvalho, Neide Melo Bezerra Cabral de Carvalho e Silvana Goncalves Oliveira.

Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, julgou REGULARES COM RESSALVAS as contas dos Srs. Angela Maria de Souza, Andrielle Barros Félix dos Santos, João Batista Sobral de Sales, Jose Fabio Soares Ferreira, José Genaldi Ferreira Zumba, Jose Genival Ferreira Zumba, José Luiz Cabral de Carvalho, Neide Melo Bezerra Cabral de Carvalho e Silvana Goncalves Oliveira. Ainda fez recomendação. Fonte TCE, em 04/04/2023


Correntes

Relator: CONSELHEIRO VALDECIR PASCOAL Processo: 201006261 Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Correntes, relativa ao exercício financeiro de 2018, objetivando analisar a Consistência e a Convergência Contábil, com foco na Gestão Fiscal, verificando o cumprimento pelo Poder Executivo das exigências pertinentes contidas na LRF, tendo como responsável o Sr. Edimilson da Bahia de Lima Gomes.

Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, julgou IRREGULAR o processo de Gestão Fiscal de responsabilizando do Sr. Edimilson da Bahia de Lima Gomes e fez determinação. Fonte TCE em 04/04/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!