Seguidores

domingo, 16 de abril de 2023

Semana tem datas comemorativas a: Tiradentes, Povos Indígenas e Achamento do Brasil

AGÊNCIA BRASIL - Datas ligadas à história do Brasil serão lembradas na semana que começa neste domingo (16) - e que traz um feriado nacional na próxima sexta-feira (21): o de Tiradentes. Na quarta-feira, dia 19 de abril, é o Dia dos Povos Indígenas. No dia seguinte, completam-se 100 anos da criação da Rádio Sociedade (atual Rádio MEC), a primeira emissora de rádio do país. Por fim, no dia 22 se completam 523 anos da chegada dos portugueses ao que hoje chamamos de Brasil. 


Herói nacional

O dia do enforcamento do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier - mais conhecido como Tiradentes - virou feriado nacional no Brasil ainda no ano de 1890. A execução deste que viria a entrar no rol de heróis da Pátria aconteceu em 21 de abril de 1792. Tiradentes se rebelou contra a Coroa portuguesa, episódio que fico conhecido por Inconfidência Mineira.


Terra à vista!

No sábado (22), completam-se 523 anos desde que a esquadra de Pedro Álvares Cabral - a maior frota portuguesa lançada ao mar até então - chegou em terras hoje brasileiras. O “achamento” do Brasil, que nos livros de história foi registrado como Descobrimento do Brasil. 


Mais efemérides

Outras datas comemorativas acontecem nos próximos dias: o Dia Mundial da Voz, neste domingo (16); o Dia Internacional da Hemofilia, em 17 de abril; o Dia Nacional da Botânica, também no dia 17, em alusão ao nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius; o Dia Nacional do Livro Infantil, em 19 de abril; e, no dia 20, o Dia do Disco (que homenageia o músico Ataulfo Alves, falecido nesta data, mas do ano de 1969) e o Dia do Diplomata (que marca a data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!