Seguidores

sábado, 15 de abril de 2023

O Agreste é Notícia, 15/04/2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Três mulheres assassinadas. Na manhã da terça-feira 11/04/2023, na Cohab II, em Garanhuns, foi encontrada apresentando ferimentos causados por disparos de arma de fogo e de faca peixeira, Maria Adeilda Camilo, de 53 anos. Ela foi socorrida para o Hospital Regional Dom Moura, e em seguida transferida para o Hospital da Restauração, no recife, onde faleceu nesta sexta-feira (14). Na tarde do dia (12), a Polícia localizou e prendeu no Distrito de Poço Comprido, em Correntes, José Edson dos Santos, de 40, anos, que é irmão da vítima e suspeito de praticar o crime: ele disse a polícia que estaria sob efeito de droga no momento do fato. O 2º crime: Na noite da quarta-feira 12/04/2023, no bairro Heliópolis, em Garanhuns, foi morta a tiros, a ex-presidiaria Josicleia Ferreira Lino (Kelly), de 38 anos. Segundo as informações, a vítima é ex-mulher de um traficante que está preso: ela estava dentro de um veículo quando foi alvejada e morreu no local. A autoria e motivação estão sendo investigados pela Polícia. O 3º homicídio ocorreu na quinta-feira(13), no Bairro Várzea, próximo a cadeia pública, foi assassinada com disparos de arma de fogo, Adrielly Layla do Nascimento, de 23 anos. Segundo a Polícia, ela tinha acabado de sair de uma visita a um detento da cadeia pública. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidos.

Lajedo 

- Mototaxista morre em acidente. Na quarta-feira 12/04/2023, na PE-180 que liga Lajedo a São Bento do Una, o mototaxista Paulo Vieira Junior, de 35 anos, colidiu a motocicleta que conduzia na lateral de uma caminhonete Hilux; com o impacto a vítima teve uma das pernas decepadas, foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, e em seguida transferido para outro Hospital em Caruaru, onde faleceu. o motorista da Hilux permaneceu no local, foi conduzido para a Delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberado.


Caetés

- Quadrilha invade e rouba residência na zona rural. No final da tarde da segunda-feira 10/04/2023, no Sitio Papa Terra, zona rural do município de Caetés, uma quadrilha composta por quatro marginais armados, invadiu uma residência e sob ameaças roubaram um forno de microondas, liquidificador, telefones celulares, TVs, receptores, entre outros objetos; e também roubaram um veículo HB20. Horas depois, o carro foi localizado abandonado e parcialmente queimado na zona rural de Garanhuns. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Saloá

- Detento foi assassinado. Na quarta-feira 12/04/2023, na cidade de Saloá, foi morto a tiros, Maciel dos Santos Sabino, de 44 anos. A vitima tinha chegado em casa com as filhas quando chegaram dois homens não identificados numa moto e efetuaram os disparos. A vítima era detento do regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica.


Calçado, São João e São Bento do Una

- Projeto Cidade Pacífica conta com adesão de mais seis municípios. 14/04/2023 - Nos últimos dias 12 e 13 de abril, mais seis municípios aderiram ao Projeto Estratégico Cidade Pacífica, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e se comprometeram a desenvolver ações de promoção da segurança para a população. No dia 12, em Garanhuns, ocorreu a adesão de Calçado e São João. Já no dia 13, em Arcoverde, aderiram Alagoinha, Arcoverde, Ibimirim e São Bento do Una. Com isso, o Cidade Pacífica agora conta com 63 municípios inscritos, estando 14 certificados. 

Sobre o projeto - Ao aderir ao Cidade Pacífica, o município deverá implementar ao menos oito eixos dos 15 apresentados, de acordo com a sua realidade e conveniência. Os eixos são: Guarda Municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais; Mesa municipal de segurança; Iluminação pacificadora; Pacificando bares e similares; Proteção integrada/pacificando escolas; Pacificação das comunidades; Egressos; Esporte/cultura/lazer pacificador; Inovação tecnológica e mobilidade urbana; Pacificando os estabelecimentos bancários; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Inovação/consórcio; e Muralha eletrônica.


Jurema

MPPE recomenda abertura de seleção simplificada em até 60 dias. 11/04/2023 -  O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Prefeito do município de Jurema, Edvaldo Marcos Ramos Ferreira, que providencie, em até 60 dias, a abertura de processo seletivo simplificado. A relação com as funções que devem ser ocupadas por meio de contratos temporários devidamente justificados, deve ser informada ao MPPE.

Conforme a recomendação, a Prefeitura só deve contratar servidores temporários que atendam às necessidades do município por meio de processo seletivo simplificado, com exceção de casos de calamidade pública, emergência pública e demais situações previstas em lei.

Assinada pela Promotora de Justiça Kamila Renata Bezerra Guerra, a recomendação levou em consideração, dentre outros pontos, que o Poder Executivo de Jurema foi oficiado, por diversas vezes, pelo Ministério Público sobre a necessidade da realização de seleção simplificada. Como resposta, em todas as notificações, a gestão municipal apenas se limitou a informar que realizaria o levantamento de vagas e cargos para definição do processo de seleção,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!