Seguidores

sexta-feira, 30 de junho de 2023

DOM PAULO JACKSON, ARCEBISPO ELEITO DE OLINDA E RECIFE, RECEBERÁ PÁLIO QUE FOI ABENÇOADO NESTA QUINTA (29) PELO PAPA FRANCISCO.

Seguindo a tradição da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, celebrada pela Igreja nesta quinta-feira (29), o Papa Francisco abençoou e entregou o pálio – paramento litúrgico símbolo da comunhão com a Igreja de Roma. Dos três brasileiros agraciados com o item religioso, este ano, está o arcebispo eleito da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

O pálio destinado ao novo arcebispo da Igreja pernambucana será enviado ao Brasil e, em breve, o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, entregará o paramento a dom Paulo Jackson em cerimônia solene, no Recife.


Pálio

O pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos arcebispos. Essa faixa estreita de tecido, com cerca de cinco centímetros de largura, é curvada no meio para poder repousar sobre os ombros acima da casula e com duas abas pretas penduradas na frente e atrás.


Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma, o pálio é considerado o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.


Significa a autoridade que o metropolita, em comunhão com a igreja de Roma, vem legitimamente investido na sua província.


O tecido do pálio é feito da lã retirada de dois cordeiros já reservados no ano anterior e criados pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma. É decorado com seis cruzes negras de seda (que lembram as feridas de Cristo), uma em cada cauda e quatro na curvatura, e é cortado na frente e atrás, com três alfinetes de gema aciculada em forma de alfinete.

Pascom Com informações da CNBB e Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!