Seguidores

sábado, 17 de junho de 2023

O Agreste é Notícia, 17-06-2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Dom Paulo é nomeado Arcebispo de Olinda e Recife. Na quarta-feira 14/06/2023, o Papa Francisco nomeou o bispo de Garanhuns Dom Paulo Jakson novo Arcebispo de Olinda e Recife.


- Morreu Gonzaga de Garanhuns. Nesta sexta-feira 16/06/2023, faleceu no Hospital Regional Dom Moura, o mestre do reisado Gonzaga de Garanhuns, de 79 anos. O representante da cultural do reisado era patrimônio vivo de Pernambuco e sofreu um AVC hemorrágico no dia 04 de junho, e desde então estava internado.


- Hospital Dom Moura completa 80 anos. Na quinta-feira 15/06/2023, a celebração de uma missa e corte do bolo marcou a passagem dos 80 anos do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson e aconteceu na capela que fica na instituição, e reuniu a equipe gestora, servidores e algumas autoridades do município e da região. O HRDM foi fundado em 1943, hoje tem mais de 1.200 servidores e é referência para o atendimento em diversas especialidades de saúde para mais de 20 municípios da região.


- Corpo de jovem que estava desaparecido é localizado numa cova rasa, e suspeitos do homicídio são presos. Na quinta-feira 15/06/2023, a Polícia localizou o corpo do jovem Lucas Alves, de 23 anos. Ele estava desaparecido desde o dia 02 de junho, quando câmeras de monitoramento captaram o momento em que ele é colocado a força dentro de um carro e é raptado. Após investigações, a polícia localizou o corpo enterrado numa cova rasa, próximo ao aterro sanitário da cidade; a vitima foi agredida, morta a tiros e o corpo queimado e enterrado. A Polícia prendeu três suspeitos de cometerem o crime, que teria como motivação, o fato da vítima supostamente ter enviado mensagens de teor sexual para a mulher de um dos suspeitos. A polícia ainda esta trabalhando para esclarecer completamente o caso.


Paranatama

Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO Processo: 221003678 Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Paranatama, relativa ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessados: José Valmir Pimentel de Góis, Amanda de Lucena Alves Costa, Luiz Paulo de Lima Cavalcante e Valdi Pimentel de Gois.

Julgamento: A Primeira Câmara, por maioria, nos termos do voto do relator, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Paranatama a aprovação com ressalvas das contas do Sr. José Valmir Pimentel de Góis, relativas ao exercício financeiro de 2021 e fez determinações. Julgado em 13/06/2023.


Terezinha

- Jovem morreu em acidente com moto. Na quarta-feira 14/06/2023, numa curva na PE-218, no município de Terezinha, uma colisão entre uma motocicleta e um carro de passeio resultou na morte do motoqueiro Igor Barbosa dos Santos, de 21 anos; o garupa dele ficou ferido e foi socorrido para o Hospital de Bom Conselho. O motorista do carro trabalha em um banco na cidade de Bom Conselho, e também ficou ferido e foi socorrido. Fonte: portalagresteviolento.com.br


São Bento do Una

- Jovem morreu em acidente. Na noite da segunda-feira 12/06/2023, na PE-180, na zona rural de São Bento do Una, foi encontrado morto a margem da estrada, o jovem Daniel Carlindo dos Santos, de 22 anos; ele conduzia uma motocicleta Honda Bros, mas não se sabe se houve uma colisão ou se perdeu o controle da moto e caiu. O jovem residia no Sítio Serra Verde, na zona rural de Capoeiras.

Jurema

MPPE recomenda não vender bebidas alcoólicas a pessoas com doenças mentais. 14/06/2023 - Atento à execução da Política de Saúde Mental no município de Jurema, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Prefeitura e aos comerciantes locais para que adotem medidas a fim de limitar o acesso de pacientes psiquiátricos ao álcool e outras drogas lícitas.

De acordo com a Promotora de Justiça Kamila Guerra, a facilidade de acesso às drogas lícitas, em especial ao álcool, acaba por representar um risco à continuidade do tratamento das pessoas com deficiência ou transtornos mentais, dependentes químicos e em situação de abandono que são atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jurema.

A Promotoria de Justiça local recomendou ao município realizar, por meio das Secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Administração, campanhas preventivas e fiscalizações em estabelecimentos comerciais para coibir o acesso das pessoas em tratamento de saúde mental ao álcool e drogas lícitas.

No caso dos proprietários de bares, restaurantes, mercados e distribuidoras, o Ministério Público recomendou que se abstenham de vender bebidas alcoólicas para os usuários do CAPS, sob pena da adoção de medidas administrativas pelo município, como multa, apreensão de mercadorias e cassação do alvará de funcionamento, ou mesmo de medidas de natureza criminal por parte do MPPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!