Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Câmaras de Vereadores terão que se explicar ao TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai cobrar explicações das Câmaras de Vereadores de todo o Estado, quando estas aprovarem as contas dos prefeitos em desacordo com a recomendação do Tribunal, informa o Jornal do Comercio. Para isso enviará a partir do mês de março, ofícios as Câmaras Municipais informando do novo procedimento.

Segundo a presidente, os membros do TCE quando julgam contas e auditorias, justificam por que elas devem ser rejeitadas ou aprovadas. As Câmaras devem emitir suas motivações também. “Não é possível desenvolvermos um trabalho estritamente técnico, movermos uma estrutura (o TCE) que tem um custo à população, e depois o nosso trabalho é desprezado e não se dá uma justificativa para isso”.

Os ofícios serão enviados pela corregedoria do TCE, comandada pelo conselheiro Carlos Porto. O objetivo é fechar o cerco ao chamado julgamento político das contas. Frequentemente, vereadores ignoram a decisão do tribunal e aprovam as contas anuais de prefeitos, mesmo com fortes e várias evidências de irregularidades apontadas pelos auditores de contas, e não embasam seus posicionamentos.

As justificativas emitidas pelos vereadores, ou a falta delas, é que, em última análise, poderiam render contra eles ações por improbidade administrativa pela suposta conivência com irregularidades por eles aprovadas. Os vereadores têm assessores jurídicos que podem muito bem preparar justificativas para seus votos, adverte Duere.

PRAZO – Outra questão que deve movimentar a relação entre TCE e Câmaras é quanto ao prazo de julgamento das contas pelos vereadores, por conta da Lei da Ficha Limpa. Caso as Câmaras não julguem as contas em até 60 dias após o TCE recomendar a rejeição, há uma tese forte dentro do tribunal de que deve valer a rejeição por conta da omissão dos vereadores. Neste caso, o político com as contas rejeitadas seria inscrito na lista dos inelegíveis.

4 comentários:

  1. Anônimo2/27/2012

    Adorei essa determinação do TCE!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/28/2012

    pode ser que com essa decizao do TCE os vereadores sejam mais responsavel e deiche de recebe propinas para aprova tanta safadeza dos prefeitos coruptos que mente de mais fasem pouco enganao muito

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/29/2012

    AINDA BEM QUE NA ULTIMA PRESTAÇÃO DE CONTAS OS VEREADORES DE CAPOEIRAS FIZERAM JUSTIÇA,REJEITANDO AS CONTAS DO EX PREFEITO ASSIM COMO MANDA A RECOMENDAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/12/2012

    A maioria dos prefeitos fazem as coisas erradas, tomam decisões que vão de encontro as leis,ao TCE e CGU e ainda mandam para os Tribunais suas contas erradas para serem julgadas.

    Eu nunca vi na minha vida tanta incompetência.A maioria dos prefeitos preferem uma Câmara de Vereadores semi-analfabetas porque fica fácil convencê-los a favor de uma prestação de contas.

    Os contadores por sua vez que sabem de tudo,não orienta o Poder Executivo a fazer as coisas certas.Resultado, vem o TCE e julga irregular suas contas às vezes por coisas banais,por falta de conhecimento das Leis.

    A maioria dos Prefeitos não gostam de Câmara de Vereadores atuante e o resultado é que a coisas começam a virar contro o feiticeiro.

    Se os Promotores,os Conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado, não tomarem as devidas providências,não terá mais sentido o governo gastar tanto dinheiro pagando esses Conselheiros simplesmente para serem desmoralizados.

    Pois é, tem centenas de vários pareceres do TCE do Estado de Pernambuco que recomendam a aprovação das contas e os vereadores e eles votam contra, outras recomendam a rejeição das mesmas e eles vereadores aprovam as contas.

    Afinal, quem está certo ou errado? O TCE ou os Vereadores?

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!