Seguidores

quinta-feira, 28 de março de 2013

Papa pede a sacerdotes para serem pastores com cheiro de ovelha


Agência O Globo

Em sua primeira Missa do Crisma como Papa, concelebrada por cardeais, bispos e cerca de 1.600 sacerdotes nesta quinta-feira em Roma, Francisco exortou os religiosos a irem às periferias, onde há sofrimento e sangue, e a serem "pastores com cheiro de ovelha". O Pontífice pediu aos sacerdotes que superem a crise de identidade "que ameaça todos e se soma a uma crise de civilização" e não sejam meros gestores, mas mediadores entre Deus e o povo. Segundo ele, o sacerdote que saí pouco, perde o melhor do povo.

"O sacerdote que sai pouco de si mesmo, que unge pouco, perde o melhor do nosso povo, aquilo que é capaz de ativar a parte mais profunda do seu coração presbiteral. Quem não sai de si mesmo, em vez de ser mediador, torna-se pouco a pouco um intermediário, um gestor. Daqui deriva precisamente a insatisfação de alguns, em vez de serem pastores com o cheiro das ovelhas, pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens", afirmou.

O líder máximo da Igreja Católica lembrou que "com alegria celebrava sua primeira missa crismal como bispo de Roma". Também, hoje, ele vai lavar os pés de 12 jovens em um instituto penal de Roma, durante a celebração da Missa da Ceia do Senhor, quando é realizado o rito conhecido como lava-pés, iniciando o Tríduo Pascal.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, adiantou que os jovens presentearão o Papa com um crucifixo e um genuflexório feitos por eles mesmos no presídio. Francisco, por sua vez, dará aos jovens ovos de chocolate o pão típico italiano para a festa, a "colomba". Além disso, está previsto que um jovem faça uma saudação ao Papa e lhe entregue uma mensagem escrita por todos eles. No instituto vivem 46 jovens, 35 homens e 11 mulheres.

O Papa Emérito Bento XVI visitou o Instituto em março de 2007 e celebrou a Missa na capela Pai Misericordioso.
Do: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!