Por Altamir Pinheiro
Anatomia é uma ciência que estuda a estrutura física dos seres vivos. Segundo os mais “véi que eu” a anatomia surgiu na antiguidade, mas exatamente no Egito Antigo. Os “boca de caieira” da pintura afirmam que a obra de arte que mais representa esta ciência é um quadro de Lição de Anatomia, do pintor holandês REMBRANDT. Pintada em 1632, a tela mostra uma lição de anatomia com um grupo de cirurgiões presentes e atentos. Mas aqui eu estou para falar ou escrever sobre ANATOMIA político-administrativa e é aí que entra a figura do atual prefeito de Caetés, Armando Duarte do PTB.
Ex-bancário, competente, profundo conhecedor da Carteira Rural do Banco do Brasil de Caetés e exagerado estudioso das necessidades pormenorizadas dos matutos daquele município, inclusive de suas carências elementares, Armando, enveredou pelo caminho da política, exercendo várias vezes o mandato de vereador, chegando a presidência da câmara e, posteriormente, prefeito interino por um curto período. Sabedor que é quando o político interesseiro faz o que bem entende ouve e enxerga o que não quer, Armando, sempre conciliou os seus mandatos com a dignidade, postura e liderança a despeito de qualquer tipo de pressão. Um pacato cidadão sem cobiça financeira nem muito menos quis ou tentou se envolver em esquemas perdulários ou esbanjador. Politicamente, sempre teve os pés no chão e a cabeça no lugar, principalmente ao lidar com erário. Não é à toa que vem de uma escola exemplar que é o Banco do Brasil, onde se trabalha com somas vultosas de dinheiro dos outros...
Pois bem!!! E por falar em políticos de Caetés, Uma família que se dizia dona daquele lugar, nesses últimos 20 anos, venderam a alma ao diabo para chegar ao poder e roubaram até umas “zora”. Agora estão pagando a conta se não em dinheiro pelo menos em uma maçaroca de processos por desvio de verbas e o escambau a quatro. Como se sabe, o poder anestesia o cérebro da esmagadora maioria dos homens e da quase totalidade dos políticos tornando-os ridículos. Eles acreditam piamente que em estando momentaneamente com o poder nas mãos é ser dono de tudo e de todos inclusive da verdade, coitados, isto serve também e principalmente para o nosso "nunca antes", que também nasceu em Caetés. A pior coisa que aconteceu para o "nunca antes" foi ele ter acreditado no que o Obama falou "ESTE É O CARA!!!". Tá aí, a um passo de terminar o resto de sua vida atrás das grades de uma imunda cadeia...
Os cinco séculos de história humana brasileira, têm comprovado que todos os tipos de governo têm sido ineficiente e não responderam aos anseios e ideais mais nobres do "SER" dentro do ser humano. A monarquia, o comunismo, o socialismo, a ditadura, a democracia, enfim, todos cometem deslizes morais. O único regime de governo que preencheria os ideais e sonhos mais nobres em toda sua plenitude, seria a TEOCRACIA o governo exercido diretamente pelo o nosso Deus todo poderoso.
É claro que o município de Caetés não é governado por um regime de governo teocrático, mas 90% da população caeteense, tem em Armando Duarte, um santo: administrativamente falando, honestamente falando... Pegando o vocábulo SANTO ao pé da letra, claro que não tem cabimento fazer esta comparação com o prefeito de Caetés, mas que ele obra milagre, isso sim!!! Até porque, político santo que não obra milagre o eleitor derruba da parede na próxima eleição. Sabedor dessa teoria, Armando arregaçou as mangas deu uma banana para a crise que está aí e que não dá sinal quando vai embora e mãos à obra. Mesmo pegando uma estrutura financeiro-administrativa totalmente sucateada pelo seu antecessor, os cofres municipais totalmente saqueados as contas arrombadas, na verdadeira acepção da palavra um caos total, um colapso absoluto!!!
Armando Duarte é um daqueles “TIPO DE PREFEITO” que toda cidade sonha em tê-lo. Mas por que essa tara toda em um bom prefeito do quilate do de Caetés?!?!?! A sabedoria popular não é trouxa, e tem de có e salteado aquela máxima: QUER SER BOM PREFEITO?!?!?! É SÓ NÃO ROUBAR!!! O uso correto do dinheiro público leva qualquer administrador a incorrer e divulgar a boa prática de gestão e, consequentemente, a satisfação da comunidade da qual ele é o primeiro gestor e responsável pela correta aplicação das minguadas verbas e dos pacos recursos de uma prefeitura do porte de Caetés. Parece até que, naquele município, o povo pressentiu com bastante antecedência que iria eleger um prefeito forte porque o serviço da prefeitura seria bom, ou, o serviço da prefeitura de Caetés é bom porque o prefeito é forte. Eis a questão...
Finalmente, em que pese Armando Duarte não ser uma figura carismática, até porque prima pelo seu estilo moderado e equilibrado em suas decisões, vem paulatinamente conseguindo um lugar ao sol e hoje não seria exagero afirmar que o político do PTB, Armando, configura-se ou está entre as três maiores lideranças políticas de todo o Agreste Meridional. Qual seria a razão primordial para em pouco mais de três anos, o político de Caetés atingir uma CONFIANÇA estrondosa perante os seus munícipes com tamanha magnitude ao dirigir um município economicamente com severas restrições e deficiências estruturais?!?!?! Muito simples, afinal CONFIANÇA não se compra, se conquista!!!
Esse cara merece
ResponderExcluirQual o professor de rede municipal que não gostaria de trabalhar em Caetés? Alí o dinheiro do FUNDEB parece ser corretamente empregado. Não sou de Caetés, nem conheço Armando, mas admiro a forma como emprega o dinheiro do FUNDEB rateando e valorizado os educadores. Parabéns Armando!
ResponderExcluirSó não esquecam que em Caetés a maioria dos funcionários são contratados, pois concurso público lá faz anos que não tem.
ResponderExcluirSó q os contratados recebem todos os direitos q os efetivos recebem 😉
ResponderExcluir