Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Compesa diz que água da barragem Gurjão abastecerá Capoeiras e Caetés por um ano.

O grande volume de chuva no mês de janeiro trouxe alento para a  população  dos municípios de Capoeira e Caetés, no Agreste pernambucano. As  duas cidades, que estavam em colapso desde  março de 2015 voltaram a receber água pela rede de distribuição e estão com o abastecimento de água garantido por todo o ano de 2016, deixando para trás o atendimento por carro-pipa.

As precipitações registradas desde o início do ano foram suficientes para elevar o nível da barragem do Gurjão, que  conseguiu recuperar 30% da sua capacidade, que é de 140 mil metros cúbicos de água. Segundo informações do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, durante o mês de janeiro, choveu no Agreste 101,3 milímetros, volume quase seis vezes maior que os 18,1 milímetros registrados neste mesmo período, em 2015.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Agreste Meridional da Compesa, Igor Galindo, as chuvas  atípicas neste mês de janeiro trouxeram alegria e esperança para os moradores das duas cidades, que  sofriam  com a falta de água, fruto do quinto ano consecutivo de seca. Para garantir a retomada da  distribuição de água, a Compesa realizou ajustes no sistema, que estava sem água em virtude do colapso do manancial

Os testes  para retomar a operação do sistema de Caetés-Capoeiras  foram iniciados no último dia 20. O regime de abastecimento é um dia com água e três dias sem”, informou  Igor Galindo.

De acordo com o gestor, as expectativas são de mais chuvas para a região. “Esperamos que as chuvas permaneçam nos próximos meses, para que a nossa reserva aumente e garanta o abastecimento das cidades regularmente”, finalizou.

Um comentário:

  1. Anônimo1/30/2016

    Alô Compesa esqueceram de colocar uma aguinha nas torneiras da Rua São Benedito no Bairro Napoleão Faz mais de oito dias que chegou meia hora nen se quer sobiu para a caika colabore por favor

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!