Seguidores

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Uma semente plantada pela Brigada Ambiental Una Vivo, Capoeiras Nessa Luta

Um dia, preocupados com as questões ambientais no mundo e no mais especificamente no nosso município, um grupo de pessoas se reuniu a a partir dali nascia a ‘Brigada Ambiental Una Vivo: Capoeiras Nessa Luta’. Estudantes, professores, profissionais liberais, donas de casa... deram-se as mãos em prol do meio ambiente, participando das ações da Brigada Ambiental, que pouco tempo depois transformou-se em ONG com Estatuto registrado em Cartório.

Foram muitas as ações desenvolvidas pelo grupo de voluntários: palestras sobre questões ambientais foram ministradas em escolas de Capoeiras, Caetés, São Bento do Una, e até na UPE-Garanhuns; nas Câmaras de vereadores de Capoeiras e Caetés; na Radio local um programa semanal disseminava informações sobre o tema; uma sementeira foi criada, para a distribuição de mudas; abaixo assinados foi feito com os moradores e entregue ao então governador Eduardo Campos; também fez reivindicações ao Poder Publico Municipal; realizou campanhas solidarias em prol dos desabrigados pela enchente do Rio Una na região de palmares; e ainda no Natal Solidário aqui na cidade.

O trabalho da ‘Brigada Ambiental Una Vivo, Capoeiras Nessa Luta’ buscava despertar nas pessoas a consciência para a importância da preservação do meio ambiente.

Foram muitos os frutos resultantes daquele trabalho que por varias vezes foi destaque em blogs e rádios de Garanhuns, em reportagens na TV Asa Branca, e no site e no informativo impresso da Compesa. O trabalho da Brigada Ambiental também foi destaque no livro ‘Olhares do Semiárido Pernambucano’, da professora da EREM de Capoeiras, Valeria Godoi, Tese defendida por ela em uma Universidade de Portugal.

Esta semana recebemos essa bela foto de um flamboyant florido, e a informação que a arvore foi uma muda doada pela Brigada Ambiental. A árvore esta plantada no terreiro da residência da nossa amiga Cida Gardino, no sítio Olho D’áquinha.

Como esse flamboyant (foto), sabemos que muitas outras árvores doadas pela Brigada ambiental estão por ai espalhadas embelezando um pouco o nosso agredido meio ambiente. E vendo essa foto, e relembrando um pouco do trabalho que foi feito, vejo que sim, valeu a pena.

Uma semente foi plantada!

Fotos de arquivo de algumas das ações da Brigada Ambiental:

Plantio de mudas e Educação ambiental com estudantes
Programa na Rádio Local
Selo Postal da Brigada Ambiental
O presidente da ONG dando entrevista a TV Asa Branca
A sementeira que ficava na ETA -Compesa
Entregando abaixo-assinado ao Governador

Um comentário:

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!