
Garanhuns
Aberto convocatória para o Festival de Inverno 2019. Secretaria Municipal de Turismo e Cultura divulgou nesta sexta-feira (09), o Edital Convocatório para seleção de propostas municipais para compor a programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Serão aceitas inscrições até o dia 31 de maio, na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel. O evento movimenta Garanhuns na segunda quinzena do mês de julho deste ano. A grade de programação inclui oficinas, shows musicais, cortejos de cultura popular, performances, intervenções urbanas, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio e formação. Os interessados devem comparecer a Secretaria de Turismo e Cultura.
Tribunal de Justiça de Pernambuco Realiza seminário em Garanhuns. Do dia 08 a 10/05/2019, aconteceu mais uma edição das Jornadas Pernambucanas com o tema Apuração de Ato Infracional e Acolhimento Institucional: responsabilização e proteção. O evento visa uniformizar as rotinas de trabalho das varas que prestam serviços jurisdicionais às crianças e aos adolescentes, aconteceu no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, com a participação de juízes e servidores das Comarcas de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Saloá e São João.
Saloá
Macumba na igreja matriz. Pessoas não identificadas teriam feito trabalho de ‘despacho de macumba’ na Matriz da igreja católica de Saloá. A ação teria ocorrido no domingo 28/04/2019, durante o dia. Segundo o sacristão responsável por tomar conta da igreja, alguém derramou leite e colocou pétalas de rosas nas portas e janelas da igreja. Perguntado como tinha certeza de que se tratava de “macumba”, o sacristão disse que pelo modo como as pétalas de rosas foram colocadas ( cuidadosamente alinhadas). O sacristão lavou as portas e janelas e comunicou o fato ao padre; no dia seguinte, o Grupo de Oração da Renovação Carismática realizou um ato de exorcismo nas portas e janelas da igreja para expulsar os demônios. A informação foi publicada pelo blog Agreste Mix, de Saloá.
Caetés

São Bento do Una
Suicídio. Na terça-feira, 07/05/2019, o corpo de um homem de 55 anos foi localizado em estado de decomposição. A vitima, João Lopes Gama, morava na cidade de São Bento do Una, e há alguns dias não era visto pelos vizinhos da rua, que sentiram um mal cheiro vinda da residência do mesmo; a porta foi arrombada e o corpo dele foi encontrado pendurado por fios elétricos amarrados no pescoço.
Iati
Dois homicídios na mesma noite. Dois homens foram assassinados na noite do domingo, 05/05/2019, no município de Iati. O primeiro homicídio ocorreu na Cohab I, e vitimou Wilton do Pedro Siqueira, 34 anos, morto com disparos de arma de fogo; a motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos pela policia. O segundo homicídio ocorreu no momento em que os policiais atendiam a primeira ocorrência, e teve como vitima Adriano Clarindo dos Santos, que foi morto a golpes de porrete desferidos pelo próprio irmão, identificado como Luciano Clarindo, 41 anos; o irmão chamou o Samu para socorrer a vitima, e ao ser ouvido pela policia caiu em contradição e acabou confessando o crime; ele foi preso em flagrante.
Calçado
CALÇADO – Já na sessão da Segunda Câmara foi julgada regular, com ressalvas, a Gestão Fiscal de 2016 da Prefeitura de Calçado sob responsabilidade do então prefeito José Elias Macena de Lima, mas sem aplicação de multa. A equipe de auditoria constatou que o percentual de comprometimento da receita com a folha chegou a 57,84%, porém o prefeito tomou uma série de medidas para eliminar o excedente como a demissão de ocupantes de cargos em comissão, rescisões de contratos temporários, redução de horas-extra e fim de gratificações. O conselheiro e relator do processo (n° 1940003-2), Carlos Porto, entendeu que não deveria ser aplicada multa ao gestor pelo período auditado, e sim ao final do período total (segundo quadrimestre de 2017) quando o TCE verificaria se o excedente foi ou não eliminado.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/05/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!