Seguidores

sábado, 11 de maio de 2019

O Agreste é Notícia, em 11/05/2019

Coluna semanal publicada aos sábados traz o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
Aberto convocatória para o Festival de Inverno 2019. Secretaria Municipal de Turismo e Cultura divulgou nesta sexta-feira (09), o Edital Convocatório para seleção de propostas municipais para compor a programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Serão aceitas inscrições até o dia 31 de maio, na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel. O evento movimenta Garanhuns na segunda quinzena do mês de julho deste ano. A grade de programação inclui oficinas, shows musicais, cortejos de cultura popular, performances, intervenções urbanas, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio e formação. Os interessados devem comparecer a Secretaria de Turismo e Cultura.

Troca de comando no 9º BPM. Na segunda-feira, 06/05/2019, o Coronel Paulo Cesar divulgou Nota informando que estava deixando o comando do 9º BPM, Batalhão da Policia Militar, sediado em Garanhuns e responsável pela segurança de 20 municípios do Agreste meridional. O novo comandante do 9º BPM será o Tenente Coronel Álvaro Bantim, que até então comandava a 5ª Companhia Independente da PM de Gravatá. Na nota o Coronel Paulo Cesar fez um balanço mostrando  que houve redução considerável do numero de crimes na área abrangida pelo 9º BPM durante o período em que ele esteve a frente do batalhão.

Tribunal de Justiça de Pernambuco Realiza seminário em Garanhuns. Do dia 08 a 10/05/2019, aconteceu mais uma edição das Jornadas Pernambucanas com o tema Apuração de Ato Infracional e Acolhimento Institucional: responsabilização e proteção. O evento visa uniformizar as rotinas de trabalho das varas que prestam serviços jurisdicionais às crianças e aos adolescentes, aconteceu no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, com a participação de juízes e servidores das Comarcas de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Saloá e São João. 

Saloá
Macumba na igreja matriz. Pessoas não identificadas teriam feito trabalho de ‘despacho de macumba’ na Matriz da igreja católica de Saloá. A ação teria ocorrido no domingo 28/04/2019, durante o dia. Segundo o sacristão responsável por tomar conta da igreja, alguém  derramou leite e colocou pétalas de rosas nas portas e janelas da igreja. Perguntado como tinha certeza de que se tratava de “macumba”, o sacristão disse que pelo modo como as pétalas de rosas foram colocadas ( cuidadosamente alinhadas). O sacristão lavou as portas e janelas e comunicou o fato ao padre; no dia seguinte, o Grupo de Oração da Renovação Carismática realizou um ato de exorcismo nas portas e janelas da igreja para expulsar os demônios. A informação foi publicada pelo blog Agreste Mix, de Saloá.

Caetés
Duas motos apreendidas. A Policia Militar ao abordar um motoqueiro, na noite da terça-feira, 07/05/2019, em Caetés, constatou que a moto que o mesmo conduzia, estava com uma placa que não era dela; ao verificarem no sistema da SDS, foi constatado que a placa original da moto  é ORF-4069, e que a mesma constava como roubada em Arapiraca – AL; o condutor disse que a moto pertencia a um amigo seu, que compareceu a delegacia e apresentou um documento supostamente falso. Já  noite da quarta-feira, 08/05/2019, a Policia Militar realizava rondas quando abordou o condutor de uma moto sem placa e com chassi raspado; o homem disse ter adquirido a moto em leilão e apresentou uma nota fiscal que seria da compra. A moto foi apreendida e conduzida a Delegacia para as medidas cabíveis. Com informações: portalagresteviolento.com.br

São Bento do Una
Suicídio. Na terça-feira, 07/05/2019, o corpo de um homem de 55 anos foi localizado em estado de decomposição. A vitima, João Lopes Gama, morava na cidade de São Bento do Una, e há alguns dias não era visto  pelos vizinhos da rua, que sentiram um mal cheiro vinda da residência do mesmo; a porta foi arrombada e o corpo dele foi  encontrado pendurado por fios elétricos amarrados no pescoço.

Iati
Dois homicídios na mesma noite. Dois homens foram assassinados na noite do domingo, 05/05/2019, no município de Iati. O primeiro homicídio ocorreu na Cohab I, e vitimou Wilton do Pedro Siqueira, 34 anos, morto com disparos de arma de fogo; a motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos pela policia. O segundo homicídio ocorreu no momento em que os policiais atendiam a primeira ocorrência, e teve como vitima Adriano Clarindo dos Santos, que foi morto a golpes de porrete desferidos pelo próprio irmão, identificado  como Luciano Clarindo, 41 anos; o irmão chamou o Samu para socorrer a vitima, e ao ser ouvido pela policia caiu em contradição  e acabou confessando o crime; ele foi preso em flagrante.

Calçado
CALÇADO – Já na sessão da Segunda Câmara foi julgada regular, com ressalvas, a Gestão Fiscal de 2016 da Prefeitura de Calçado sob responsabilidade do então prefeito José Elias Macena de Lima, mas sem aplicação de multa. A equipe de auditoria constatou que o percentual de comprometimento da receita com a folha chegou a 57,84%, porém o prefeito tomou uma série de medidas para eliminar o excedente como a demissão de ocupantes de cargos em comissão, rescisões de contratos temporários, redução de horas-extra e fim de gratificações. O conselheiro e relator do processo (n° 1940003-2), Carlos Porto, entendeu que não deveria ser aplicada multa ao gestor pelo período auditado, e sim ao final do período total (segundo quadrimestre de 2017) quando o TCE verificaria se o excedente foi ou não eliminado.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!