Seguidores

quinta-feira, 16 de maio de 2019

APAC divulga Mapa do Monitor de secas do mês de abril em Pernambuco

Nesta quinta-feira, 16/05/2019, a Agência Pernambucana de Águas e Clima divulgou o Mapa do Monitor de secas do mês de abril. O boletim informa a distribuição das precipitações observadas durante o mês, e como isso altera a situação das secas na Região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Abril é considerado o último mês do período chuvoso em grande parte do Nordeste brasileiro, enquanto que em Minas Gerais e no Espírito Santo é o mês de transição para o período seco.

Em Pernambuco, as precipitações de abril variaram entre 25 mm e 300 mm, e o acumulado no trimestre entre 150 mm e 800 mm. A maioria das chuvas do período ocorreu no litoral do Estado e no Sertão do Pajeú.

De acordo com os indicadores de seca, houve redução da intensidade da seca no Sertão do São Francisco. Onde tinha seca extrema, passou a ter seca grave. E na região norte e central Sertão do Araripe onde tinham seca grave, passaram a ter seca moderada. No Agreste também houve redução na intensidade da seca, no setor sul do Agreste Central e Meridional, já na parte norte do Agreste permaneceu a seca de intensidade grave. No litoral e Zona da Mata não há evidências de seca. Em todo o estado, os impactos da seca ainda são de longo prazo.

As chuvas acumuladas no primeiro quadrimestre do ano de 2019 variaram de normal a acima do normal no norte e oeste da região nordeste, colaborando para diminuir a intensidade de seca ou até acabar com a condição de seca em algumas áreas. De uma maneira geral, a seca no norte do Nordeste se apresenta com impacto, apenas, de longo prazo, que é principalmente o déficit hídrico dos grandes reservatórios, por causa da seca dos anos anteriores.

Houve melhora em algumas áreas comimpactos de curto prazo, com recuperação das pastagens, acúmulo de água nos pequenos reservatórios e nas cisternas de água de chuva, colheita em algumas áreas plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!