Seguidores

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Tem início Mutirão de Cirurgias de Catarata na UPAE GARANHUNS

700 pacientes da região passaram por triagem e realizam os procedimentos na unidade de saúde

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, e o IMIP Hospitalar, está possibilitando a realização de 700 cirurgias de catarata (oftalmológicas), no formato mutirão, na UPAE Garanhuns. Os procedimentos iniciaram no início deste mês e devem se estender até agosto, garantindo todo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Gustavo Amorim, coordenador da unidade de atenção especializada, a iniciativa busca atender inicialmente os pacientes que se encontravam na fila de espera da SES/PE, nas GERES de Garanhuns e Arcoverde.

"Temos também nosso próprio banco de dados com pacientes aguardando pela cirurgia, e com o mutirão vamos dar continuidade a estes procedimentos, aumentando nossa demanda. No total, a UPAE Garanhuns realiza cerca de 600 cirurgias por mês, e somente no mutirão alcançaremos estes números, contudo nosso bloco cirúrgico tem capacidade para absorver e estamos em uma programação toda especial em praticamente todos os setores da unidade, do ambulatório ao pós-cirúrgico" _ registra Amorim, que complementa: "É importante registrar a sensibilidade da Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do secretário André Longo, em ofertar estas cirurgias à população, principalmente a mais carente da nossa região".

Luís dos Santos Freire, morador da Rua José Bernardino no município de São João, e Manoel Evaristo Nepomuceno, 81, morador do Alto Bonito, zona rural do município de Itaíba, estavam no primeiro grupo chamado. Luís já havia passado pela cirurgia, e foi sua primeira, enquanto que Manoel Evaristo, que aguardava na antessala do bloco cirúrgico, já realizou do olho esquerdo: "Sempre enxerguei bem pra longe, mas a vista foi ficando fraca. Quando fiz a primeira cirurgia parece que limpou, está bem melhor". O que Manoel ainda reclama é que para perto não consegue ler e ver as coisas direito. No processo de cirurgia de catarata oferecido pela UPAE Garanhuns, o paciente, após a período de cicatrização, acompanhado pelos oftalmologistas da unidade, passa por uma última consulta para aferição do grau e confecção dos óculos. 

MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA

A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...