Seguidores

terça-feira, 30 de julho de 2019

Viagem a Juazeiro CE; Cariri Cangaço 10 anos


Na quarta-feira, 24/07/2019, viajamos até a região do Cariri, no estado do Ceará, onde durante quatro dias visitamos algumas cidades e também participamos do ‘Cariri Cangaço 10 anos’.  A partir da Vila Araçá, em Caetés, viajamos eu, Junior Almeida, Erivaldo Oliveira (Capoeiras), professor Vilela, Otávio e sua filha (Garanhuns), e um casal amigo (Palmeira dos Índios em AL).
Fazenda que pertenceu a Padre Cicero

Coordenado por Manoel Severo, e com participantes vindos de quatorze Estados do Brasil, o Cariri Cangaço 10 anos, teve sua abertura na noite da quarta-feira (24), no auditório da URCA – Universidade Regional do Cariri, na cidade do Crato; o evento reuniu pesquisadores, escritores e simpatizantes da história do cangaço e do coronelismo que marcaram o Sertão Nordestino durante muitos anos. Conferências, debates, lançamentos de livros e de folhetos de cordel, e visitas técnicas, entre outros integraram a programação do evento que terminou na noite do sábado (27).
Igreja do Perpétuo Socorro, onde esta sepultado Padre Cicero

Na zona rural do município de Missão Velha visitamos a Fazenda Padre Cícero, local utilizado por Padre Cícero para descansar; ainda conhecemos um engenho de fabricação de rapaduras. Já no município de Lavras da Mangabeira, distante mais de 80 quilômetros da cidade de juazeiro, onde estávamos hospedados, conhecemos um pouco da historia da passagem de Lampião em 1927, quando retornava após atacar Mossoró, no Rio Grande do Norte; ainda na mesma cidade visitamos a fazendo Pau Amarelo, e conhecemos um pouco da história da senhora Fideralina, coronela e matriarca dos ‘Augusto’, uma das mais importantes famílias do estado do Ceará, da qual descenderam muitos políticos, inclusive o atual prefeito de Fortaleza; na fazenda fomos recepcionados com um banquete pelo proprietário, que é ex-prefeito da cidade e descendente de Dona Fideralina.
Igreja Nossa Senhora das Dores

Outra cidade visitada foi Brejo Santo, lá os participantes conheceram o ‘Sitio Nascença, local assaltado por Lampião e seu bando.

E como não poderia deixar de ser, também visitamos alguns locais religiosos de Juazeiro do Norte, terra do “Padim Padre Ciço”: o Horto, as igrejas, o Museu e o Memorial do padre Cícero.
Castelo Armorial - São José do Belmonte-PE

Na volta para casa, no domingo (28), paramos para visitar o Castelo Armorial, na cidade de São José do Bel Monte, Sertão de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!