Seguidores

domingo, 22 de novembro de 2020

Professor Expedito Leandro lança o livro Forró no Asfalto

Em tempo de pandemia, numa Live numa rede social na noite do sábado, 20/11/2020, o professor Expedito Leandro lançou seu novo livro ‘Forró no Asfalto’, abordando o estilo musical a partir da década de 1990. Expedito Leandro é da cidade de Capoeiras, Pernambuco, e é doutor em Ciências Sociais e professor universitário em São Paulo.


No evento de lançamento do livro, o professor Expedito Leandro agradeceu as pessoas que contribuíram para a concretização do livro e realização da Live.


"O forró é uma música regional, de dimensão nacional e que ganhou o reconhecimento internacional". - explicou o professor.


O professor disse que a ideia para a publicação do livro surgiu quando foi fazer seu Mestrado em São Paulo, e o incomodava o fato de muitos nordestinos migrarem para São Paulo e não voltarem nunca mais a residir no Nordeste. Na sua pesquisa, o professor concluiu que a música, especificamente o forró, contribui para que os nordestinos permaneçam no sudeste, e que para isso, as pessoas frequentam casas de forró nos finais de semana.


Professor Expedito Leandro disse classificar o forró em três fases: forró clássico que tem como ícone o Rei do Baião Luiz Gonzaga, seguido do forró universitário que começou com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Fagner;  na segunda fase, o forro eletrônico que começou com a banda Mastruz com Leite e Frank Aguiar; e na terceira fase, hoje, o forró neo eletrônico representado por Wesley Safadão, Bonde do Forró, Simone e Silmara, estilo que se confunde com o sertanejo universitário.


Para comprar o livro clique no link: www.oateneum.com.br


Sobre o autor:

Pernambucano da cidade de Capoeiras. Doutor em Ciências Sociais/Antropologia, pela PUC/SP, professor da Universidade Santo Amaro e do CISGES /UNISA - Projeto de pesquisa “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares. Integra o Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!