Seguidores

sábado, 22 de maio de 2021

O Agreste é Notícia, em 22/05/2021

Coluna semanal publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Sete de Setembro permanece na Primeira Divisão do Futebol pernambucano. Em partida realizada no Estádio do Arruda, no Recife, na segunda-feira, 17/05/2021, o time do Sete de Setembro, venceu a equipe do Retro pelo placar de 1X0, gol de Diego Capela. A vitória garantiu a permanência do time de Garanhuns na Serie A1 do Campeonato Pernambucano em 2022.


- Secretária de Desenvolvimento Rural pediu demissão. Na quarta-feira, 19/05/2021, a secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns, Lucimar Oliveira renunciou ao cargo. Ela justificou seu pedido de demissão, afirmando que lhe faltava autonomia na Pasta. Segundo ela, as maquinas e equipamentos que deveriam ser geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural eram utilizados e gerenciados pela Secretaria de Obras. Lucimar afirmou que há desvio de função dos equipamentos que deveriam atender os moradores da zona rural. 


Correntes

- Morreu Zé da Macuca. Nesta sexta-feira, 21/05/2021, faleceu num hospital no Recife, o geografo José Oliveira Rocha (Zé da Macuca), de 67 anos. A causa da morte foi decorrente de problemas cardíacos. Ele é o fundador do grupo cultural ‘Boi da Macuca’ e transformou a fazenda da família no município de Correntes num ponto cultural famoso por promover movimentadas festas culturais que reuniam muita gente do Brasil inteiro. O corpo de Zé da Macuca foi cremado no Recife nesta sexta-feira (21), e as cinzas serão trazidas e jogadas a Fazenda Macuca, em Correntes.


Jurema

- Pai e filho morreram afogados. Na tarde da quarta-feira, 19/05/2021, pai e filho morreram afogados num barreiro, na zona rural do município de Jurema, Agreste de Pernambuco. O pai, José Adeildo da Silva, de 44 anos e o filho Samuel Silva Santos, de 05 anos, tiveram os corpos localizados dentro de um barreiro, de onde foram retirados já sem vida por familiares  que informaram a Policia que Adeildo era alcoólatra e costumava sempre andar acompanhado do menino.


São Bento do Una

- Cantor Roberto do Arrocha cometeu suicídio. Na quinta-feira, 20/05/2021, na cidade de São Bento do Una, o cantor Roberto Lima da Silva – Roberto do Arrocha, de 41 anos, cometeu suicídio. O corpo do cantor foi localizado por familiares num dos cômodos da casa onde residia. Segundo informações o cantor ficou depressivo desde que a sua mãe faleceu, e já havia tentado o suicídio outras vezes.


Palmeirina

- TCE julga irregular Gestão Fiscal. A Primeira Câmara do TCE julgou, no último dia 11, processo de gestão fiscal que analisa o Índice de Convergência Contábil (ICCPE) do município de Palmeirina, relativo ao exercício financeiro de 2018. O relator foi o conselheiro Carlos Neves.

O processo teve como interessados o ex-prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves de Lima, foi apontado que os demonstrativos contábeis, apresentados na prestação de contas de governo, não foram elaborados em conformidade com os modelos estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional e demais normativos contábeis que compõem a prestação de contas.

Em Palmeirina (processo n° 20100599-2), a nota do índice foi de 65,20%, sendo declarado insuficiente o índice e julgado irregular o processo de gestão fiscal.

No entanto, pela nota ser próxima ao nível moderado (70%), com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, apesar de o julgamento ser pela irregularidade, o relator não aplicou multa os ex-gestor.

DETERMINAÇÕES – O voto traz algumas determinações aos atuais gestores dos municípios, no sentido de realizar o adequado registro contábil e emitir os demonstrativos contábeis com “a devida tempestividade e fidedignidade”, observando preceitos do ordenamento jurídico, inclusive as normas e padrões contábeis que regulamentam as disposições legais sobre a contabilidade pública.

Na mesma seção, o TCE igualmente julgou irregular o índice de Gestão fiscal do município de Afogados da Ingazeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!