Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Morte de Frei Damião completa 24 anos, e Capoeiras dois anos sem a romaria que homenageia o religioso

A morte de Frei Damião de Bozzano completa 24 anos nesta segunda-feira, 31/05/2021. O religioso nasceu em Bozano, na Itália, 1898, e veio morar no Brasil em 1931, após ordenado sacerdote na sua terra natal. Frei Damião de Bozzano, morreu no Hospital Português, no Recife, no dia 31/05/1997, aos 98 anos de idade.


Considerado santo pelos nordestinos, Frei Damião continua vivo na memória e na fé do povo. No município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, anualmente, no último final de semana do mês de maio, a Paroquia de São José promove uma grande Romaria na cidade em homenagem ao religioso; por causa da pandemia do novo coronavírus, pelo segundo ano consecutivo a romaria não aconteceu.


Com a celebração de missas, novenas, confissões e caminhadas, a romaria reunia centenas de devotos todos os anos, no alto da Serra do Quati, onde há um monumento erguido em homenagem ao religioso Capuchinho.


Em suas Santas Missões, ele percorreu praticamente todas as cidades do Sertão do Nordeste. Durante os dias da visita, ele realizava missas, confissões, pregações, procissões e atraía milhares de pessoas vindas de toda a região.

Santas Missões em Capoeiras-1975 (Arquivo Junior almeida)

Frei Damião por muitas vezes realizou suas ‘Santas Missões’ na cidade de Capoeiras, onde cultivava grande amizade com o então Padre Geraldo Batista, depois nomeado Monsenhor. Ele pregou sua última Santa Missão na cidade de Capoeiras (PE), em fevereiro de 1997.


Frei Damião sofria de erisipela, devido a má circulação sanguínea. No ano de 1997 o seu quadro de saúde agravou-se e ele foi internado várias vezes no Hospital Português, no Recife; também foi internado no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. No dia 13/05/1997, sofreu um derrame cerebral e foi para a UTI; no dia 31 de maio, Frei Damião morreu aos 98 anos.


O Papa Francisco reconheceu Frei Damião de Bozzano venerável, deixando-o mais perto da beatificação.

(Na foto: o monumento em homenagem a Frei Damião, e padre Geraldo Batista em uma das romarias. foto compartilhada por Roberto Noronha nas redes sociais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!