O início do outono no Brasil e em todo Hemisfério Sul é marcado pelo equinócio de março. O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o “Sol” através de seu movimento aparente passa a Linha do Equador, ou seja, a inclinação dos raios solares passa pela latitude de zero grau. No equinócio o dia tem a mesma duração, nas mesmas latitudes do hemisfério Norte como no hemisfério Sul.
O fim do outono é marcado pelo solstício de inverno, que ocorre quando a inclinação do Sol com relação Terra atinge sua posição mais ao norte. Então, o Outono é uma estação de transição, saindo do Verão para o Inverno, do quente para o frio, isso é mais perceptível quanto mais ao Sul estiver.
Em Pernambuco, o outono é caracterizado pela diminuição gradativa das chuvas no Sertão e aumento das chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste, como pode ser visto na Figura 1, que representa a climatologia dos meses do outono: abril, maio e junho. Nesse período chove em média: 187 mm no Sertão, 323 mm no Agreste, 572 mm na Zona da Mata e 901 mm na Região Metropolitana do Recife. Ao longo do Outono, o oceano Atlântico mais quente com alguns sistemas meteorológicos mais úmidos e com mais instabilidades, provocando um aumento das pancadas de chuvas do Litoral ao Agreste em relação aos meses anteriores.
APAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!