Entre os dias 24 a 27/03/2022, eu e os amigos Junior Almeida e Luiz Farias estivemos na cidade de Paulo Afonso, Bahia, acompanhando o Cariri Cangaço, encontro que reuniu naquela cidade mais de duzentos participantes entre escritores, pesquisadores e apreciadores da temática ‘cangaço’ vindos de dezenove Estados do Brasil. Organizado pelo cearense Manoel Severo, o Cariri Cangaço também abrange temas nordestinos como coronelismo, canudos e religiosidade.
No evento, o escritor capoeirense Júnior Almeida fez o lançamento do seu novo livro: Lampião em Serrinha de Catimbau.
Paulo Afonso é a terra onde nasceu Maria de Déa que depois passou a ser conhecida por ‘Maria Bonita’ companheira do cangaceiro Lampião. O famoso cangaceiro e seu bando estiveram muitas vezes em Paulo Afonso, onde ocorreu a feroz batalha da Lagoa do Mel que deixou 19 mortos das volantes, e também foi morto Ezequiel, irmão mais novo de Lampião.
Na programação do evento: lançamentos de livros, visita a casa onde morou Maria Bonita, passeio ao complexo hidrelétrico da Chesf; e visita a Angiquinho, a primeira hidrelétrica construída por Delmiro Gouveia no lado alagoano do Rio São Francisco.
Em Paulo Afonso além da rica história do cangaço, o visitante vai encontrar belas paisagens naturais.
Vídeo do Museu Casa de Maria Bonita:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!