Seguidores

sábado, 7 de maio de 2011

Ministério Público e Governo discutem a situação dos matadouros no Estado

O procurador geral de Justiça do Estado de Pernambuco, Agnaldo Fenelon, convidou o Secretário Estadual de Agricultura Ranilson Ramos para discutir e encontrar uma solução para grave situação dos matadouros públicos no Estado.

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop-Consumidor) iniciou uma mobilização em todo o Estado para a regularização dos matadouros públicos municipais. A iniciativa abrange o transporte e comércio irregular de carnes e o combate ao abate clandestino de animais.

Juntamente com a promotora de Justiça do Consumidor, Liliane Fonseca Lima, e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Silvani, o procurador-geral solicitou ao secretário um levantamento detalhado do cronograma de obras dos matadouros regionais, que vêm sendo erguidos pelo Governo nas mais diferentes regiões de Pernambuco.

Depois de se comprometer em atender aos pedidos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o secretário fez uma exposição da situação dos matadouros e reconheceu a gravidade do problema. Mas ressaltou o empenho do Governo do Estado em resolver a questão com a construção de 24 matadouros regionais, com oito deles já em fase de conclusão.

Pernambuco tem cerca de 160 matadouros públicos municipais, em muitos dos quais podem-se encontrar irregularidades quanto à localização, ausência de médico veterinário durante o abate, forma cruel na matança, péssimas condições de higiene no manuseio da carne, falta de proteção para os trabalhadores, trabalho infantil, além da falta de instrumentos adequados e de autorização para funcionamento. A poluição ambiental causada pelo despejo de dejetos animais nos rios também é uma questão que merece destaque. Por essa razão, o Programa contará com a parceria do Caop-Meio Ambiente do MPPE.

Em Capoeiras e Caetés os matadouros públicos estão localizados no leito dos rios, Una e Canhoto, respectivamente; e não atendem as mínimas condições para funcionarem. Em Caetés como está situado vizinho ao fórum, o matadouro chegou a ser interditado recentemente, mas já voltou a funcionar.   

Um comentário:

  1. Matadouros ... e ainda publico, achei que você tava falando do SUS.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!