Seguidores

domingo, 11 de novembro de 2012

A seca em Capoeiras


Esse é nosso sertão, essa é nossa Historia.
VIVEMOS A MAIOR SECA DE NOSSA HISTORIA


Essa foto foi tirada no Sitio Bravos, no Município de Capoeiras, onde mostra a realidade da SECA que assola o Nordeste, Pernambuco. É uma realidade que não se via há mais 30 anos. Uma seca de severas proporções, com muitos animais mortos. O garoto disse: “Só nos restou da seca que castiga nossa região, foi restos de animais mortos; animas que aqui pastava já não pastar mais; não tem mais nada para os animais comerem”.

Em meio à vegetação sem cor da caatinga, mostra suas folhagens, paisagem cor cinza. Só o que ainda permanece verde no semiárido Nordestino, são os mandacarus, que chamam a atenção pela sua cor verde e resistência à seca; e que serve de fonte de alimento para muitos animais, (Bovinos, ovinos caprinos).

Diante de tanto trabalho, o agricultor afirma, não compensar continuar criando animais, por falta de abastecimento ou irrigação. Palma forrageira já não dá mais: houve uma devastação provocada pela cochonilha do carmim, praga que devastou todas nossas plantações de palma. 

Esperamos só ajuda de Deus, e dos nossos governantes. 
Texto e fotos: Ivam Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!