Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

V GERES institui Comitê de Combate à Dengue


O Agreste Meridional, mais precisamente os municípios que fazem parte da área de abrangência da V GERES – Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, está implantando seu Comitê Regional de Combate à Dengue.  A ação faz parte de uma estratégia de mobilização estadual, que já conta com seu Comitê para todo o estado, de agir mais diretamente com a população, convocando a sociedade para participar, debater as necessidades e elaborar planos de combate que possam ser mais eficazes. 

A V GERES fez a convocação de representantes de diversas entidades, que de imediato se colocaram à disposição. “É muito positivo ver as pessoas aceitarem colaborar, para juntos encontrarmos os meios de agir com mais precisão contra a dengue.” – afirmou Dr. Elenílson Liberato (foto), gestor da entidade em Garanhuns, que articula a primeira reunião do Comitê para o início da próxima semana.

O estado de Pernambuco vem apresentando altas taxas de incidência da forma clássica e elevado grau de letalidade nas formas graves da doença, devido a fatores ambientais favoráveis à proliferação e manutenção do vetor, apesar dos esforços do estado e municípios.

O comitê regional será instituído em sua primeira reunião na segunda-feira, dia 05 de novembro, às 14h, no auditório da CODEAM, contará com a presença de autoridades regionais, e representantes da Secretaria de Saúde de Pernambuco. 

“Quando nos deparamos com o quadro da dengue em nossa região, alarmante, vimos o quanto o Comitê que está sendo criado é importante e urgente, por isto convocamos a todos para nosso primeiro encontro”, diz Dr. Elenílson Liberato. 

O referido comitê tem a finalidade de acompanhar a situação da dengue em toda a região, opinar e contribuir para o envolvimento da sociedade, e com a implantação de medidas intersetoriais, por parte de órgãos e empresas da administração pública e privada, com o objetivo de reduzir os fatores determinantes da infestação do Aedes Aegypti, visando a prevençãoe ao controle da epidemia de dengue.

Dr. Elenílson Liberato, presidente do colegiado criado, nomeou os representantes do  Comitê  Regional  de Mobilização Social para o Controle da dengue na V GERES, que representam diversas instituições:

Profº Paulo Manuel Lins – Secretaria Estadual de Educação 
Profº Pedro Henrique de B. Falcão - Universidade de Pernambuco – UPE
Profº  Petrucio Luiz Lins de Moraes    Universidade de Pernambuco – UPE 
Dr. Alexandre Augusto Bezerra - Ministério Público de Pernambuco – MPPE
Drª. Marinalva  F. de Almeida  - Ministério Público de Pernambuco – MPPE 
Álvaro  Bartin Ribeiro - Polícia Militar  9° BPM
Antonio Vieira de Souza Junior - Polícia Militar  9° BPM
Manuel Luiz de França Melo Neto - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária – APEVISA Companhia de Saneamento de Pernambuco 
Gilvandro Barbosa Tito - Companhia de Saneamento de Pernambuco – COMPESA
Nilva  Maria  Mendes de Sá Pinheiro  - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS 
Ana Karla A. Lima - Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns
Reginaldo dos Santos - V Geres - Coordenação de Vigilância Sanitária 
Jussara Silva Antunes   - V GERES - Coordenação de Vigilância Sanitária  
Maria Dulcineide Guilherme da Rocha – V GERES 
Maria Lucia Xavier Barros Viana – V GERES
Cicero  Leite Vanderley – V GERES
Lindindomar C. de Assis – V GERES
Gilberto dos Santos  -   V GERES
Maria Lucia de Oliveira Silva - Fundação Nacional de Saúde -   FUNASA 
Mônica Rodrigues da Silva - Fundação Nacional de Saúde -   FUNASA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!