Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Entrevista com o vereador capoeirense Edson Gangarra

Dos atuais onze vereadores capoeirenses cinco não se candidataram nas eleições de 02/10/2016, e a partir de 31/12/2016 deixam a Câmara de Capoeiras. O Blog Capoeiras planeja publicar entrevistas com com os cinco vereadores que deixarão a Casa para que os capoeirenses possam conhecer um pouco mais do cidadão e das suas atuações parlamentares. Concluindo o segundo mandato, o vereador Edson Gangarra fala do seu trabalho, conquistas e desafios:


BLOG CAPOEIRAS: Quem é Edson Gangarra?

Edson Gangarra: Edson de Almeida Costa, Pernambucano, solteiro, graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Gestão Empresarial de Negócios. Tenho curso Técnico de Contabilidade; curso de Faturamento Hospitalar pela Confederação de Saúde de Porto Alegre; e curso de Capacitação Pedagógica para Instrutor e Supervisor da Saúde. Filho de Luizinho Gangarra e Julinha Cadete sou o primogênito de 06 irmão: Ery Costa- irmã, Evânio Luiz, Cadete, Derinho e Lucas Arquimedes. Conquistei meu espaço a base de muita coragem, determinação e persistência. Trabalhei na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por muitos anos, onde aprendi um grande LEGADO com a família TINOCO, a quem hoje sou grato imensamente. Aprendi a respeitar e ser profissional exemplar com minha chefe imediata Dona Cristina Farias. Sou funcionário público municipal de Capoeiras. Duas vezes eleito Vereador de Capoeiras; Secretário de Saúde por quase dois anos na gestão Neide Reino; Coordenador de Atenção Básica por 06 meses na gestão de Nenem; assessor do Secretário de Saúde da Cidade de Angelim por 02 anos; membro titular das Comissões de Finanças, e da Comissão de Saúde da Câmara; Vice Presidente da Câmara de Vereadores de Capoeiras por 02 anos, e atual Líder do Governo na mesma. Fui homenageado pelo Exército Brasileiro como amigo do Batalhão de Garanhuns; e homenageado pelo Colégio Diocesano de Garanhuns pelos relevantes serviços prestados. Cidadão participativo nas causas de interesse da coletividade. Militante de diversas entidades e organizações sociais do município, solidário, voluntário e ativista contra o aborto. E sou fã louco, apaixonado incondicional pela rainha Elba Ramalho.

BLOG CAPOEIRAS: Por que Edson Gangarra não se candidatou a vereador na eleição deste ano?

Edson Gangarra: Meu histórico e currículo de serviços prestados não me envergonham e me credenciam a ir às ruas em busca do apoio da nossa população em qualquer eleição. Achei por bem não participar da disputa este ano. Eu estava diretamente envolvido na campanha da minha prima Neide Reino; tenho consciência absoluta e tranquila em relação a minha atuação como Parlamentar do município. Sempre estive a disposição da Prefeita para ajudar o município a se desenvolver com mais qualidade.

BLOG CAPOEIRAS: Quais políticas públicas o senhor participou na condição de Vereador?

Edson Gangarra: Políticas públicas são um conjunto de ações integradas que necessitam de cooperação entre as partes. Neste sentido, fui estratégico usando a experiência de ser um conciliador para criar parcerias bem-sucedidas, possibilitando o avanço de ações na área de Saúde.

BLOG CAPOEIRAS: Quais os motivos que o levaram a deixar a Câmara de Vereadores e assumir a Secretaria Municipal de Saúde, e depois voltar e reassumir o cargo de Vereador?

Edson Gangarra: Como todos sabem, o Secretário de Saúde escolhido pela prefeita foi Claudinho. E por alguma razão Claudinho não se identificou e ficou apenas dois meses a frente da Pasta e entregou o cargo. Fui convidado pela prefeita a assumir a Secretaria, e de maneira despretensiosa o fiz; tanto que me afastei provisoriamente da Câmara; fiquei a frente da Pasta por dois anos. Fui o único Secretário que deu à cara a tapa, e dei expediente diuturnamente. Mesmo assim, houve certa resistência de forças ocultas à minha permanência na Secretaria. Automaticamente começou o desgaste e uma corrente negativa foi crescendo junto à opinião pública, disseminada por meia dúzia de pessoas do grupo que queria que eu saísse. Ai de comum acordo retomei o meu lugar de direito na Câmara.  Não houve nenhuma mágoa ou arranhão entre eu e a Prefeita, pelo contrário, nossos laços se fortaleceram muito mais...

BLOG CAPOEIRAS: Você fez uma campanha ferrenha para Prefeita Neide Reino, e com isso, algumas pessoas ficaram com raiva, magoadas e até houve ameaças a sua pessoa, você se arrepende disso?

Edson Gangarra: Eu sempre estive do lado da prefeita Neide Reino. Pertenço a esse grupo político desde a época do ex-prefeito José Valtaso de Macêdo, depois o Sr. Manoel Reino, Nenem por dois mandatos, e Ela agora. É uma relação muito forte de amor, respeito, carinho, admiração e reciprocidade entre a minha pessoa e Neide Reino. Sobre tudo somos primos e amigos de longa data. Eu a chamo de minha rainha. A política em Capoeiras é diferente de qualquer lugar que conheço, há pessoas que não entendem o que é ter GRATIDÃO. Não me arrependo de nada, por ELA eu faria tudo novamente. Se isso agradou ou desagradou, paciência. O importante agora é que o palanque esta desarmado e eu estou sem mágoa e sem ódio de ninguém.

BLOG CAPOEIRAS: O que você achou do Projeto de Lei encaminhado à Câmara pela prefeita extinguindo algumas Secretárias?

Edson Gangarra: Em decorrência da crise econômica que afeta a estabilidade do país e conseqüentemente diminuindo a arrecadação dos recursos destinados aos municípios; como medida de contenção de despesas foi uma decisão corajosa e digna de aplauso. Acho que todos os gestores municipais deveriam seguir esse mesmo exemplo. Ela conseguirá resolver a situação sem causar dano a ninguém. Na realidade, as Secretarias foram transformadas em Departamentos.

BLOG CAPOEIRAS: Você fará parte da equipe da prefeita Neide Reino no segundo mandato a partir de 1º de janeiro de 2017?

Edson Gangarra: Eu faço parte de qualquer Gestão municipal de Capoeiras, pois sou funcionário público efetivo. Faço parte não só da equipe de Neide Reino, faço parte da vida dela assim como a mesma faz parte de minha vida. Não conversei com a prefeita sobre meu futuro em Capoeiras; sei que estou vereador até 31/12/2016, o que virá depois Deus proverá. Tenho planos na minha vida; nada concreto. E claro, a Prefeita e a minha família, principalmente minha mãe e meu pai estão inseridos nos meus planos.


BLOG CAPOEIRAS: O que você achou da renovação que houve na Câmara de vereadores?

Edson Gangarra: Na realidade não houve uma renovação; dos onze vereadores, seis resolveram não concorrer. Vejamos: Edson Gangarra, Zé Nielson, Dedinho, Júnior de Zé Carlos, Romero Reino e Afreu, vereadores que provavelmente se tivessem disputado esta eleição, os novatos não teriam entrado ou se tivessem, não seria com facilidade. De cara foram seis vagas abertas. Sem falsa modéstia, a Câmara teve uma grande perda, são vereadores de grande potencial, alguns deles com cinco mandatos.

BLOG CAPOEIRAS: Você foi articulador para a vinda de alguns ex-adversários para o grupo da prefeita Neide Reino, como você se sente?

Edson Gangarra: Sinto-me feliz, honrado de termos no grupo Dedinho e família, Júnior de Zé Carlos e família, foram conquistas de grande valia. Dedinho assumiu a Secretaria de Obras e automaticamente veio o Vereador Guerreiro para o nosso grupo. A política é feita de desafios, o político tem que está aberto para receber novos aliados. Houve esse entendimento, a Prefeita me deu carta branca para resolver essas questões, fiz todo o processo da conquista e no fim tudo deu certo. E estou feliz com o resultado e agradecido pelo brilhante trabalho que Dedinho tem prestado ao município.

BLOG CAPOEIRAS: Que mensagem você deixa para o povo Capoeirense que anda meio desacreditado com a política de modo geral?

Edson Gangarra: Neste momento de descrédito na política e nos políticos, deixo uma mensagem de esperança ao nosso povo. Acredito firmemente que a política é uma ferramenta de transformação que deve ser utilizada para melhorar a vida das pessoas; que os eleitores de Capoeiras sejam mais criteriosos. Que verifiquem minuciosamente o histórico, o currículo, os serviços prestados e as propostas de cada um, que não troquem seu voto por algum benefício momentâneo e que votem de acordo com suas consciências.  Nossa cidade vive um momento de transformação. E graça a Deus, o povo reconheceu reelegendo nossa Prefeita Neide Reino. Fica o alerta para próxima eleição, principalmente na Câmara municipal.

BLOG CAPOEIRAS: Nos seus pronunciamentos na Tribuna da Câmara você costuma "bater forte" no presidente Michel Temer, e mais recentemente, também no governador Paulo Câmara. Você votou contra eles?

Edson Gangarra: Raimundo, esse é o meu papel e acredito de todos os vereadores: mostrar o que esta certo e apontar o que esta errado. Eu votei em Dilma Rousseff e automaticamente nesse cidadão chamado Michel Temer: Presidenta e ele Vice Presidente respectivamente. Eu não reconheço esse senhor como Presidente da República; um golpista, oportunista que traiu a Presidenta e agora esta traindo a Nação. Nada conseguiram provar  contra Dilma e Lula até agora. Ele (Temer) promovendo jantares caros para deputados e mexendo com os Direitos de nosso POVO. Eu estava vendo uma matéria onde o MEC abre licitação de R$ 198 mil para lanche do Ministro da Educação “Mendonça Filho”, nas idas e vindas de suas viagem. Isso é um descaso absoluto. Enfim... é só abrir os jornais.  Em relação ao Governador, eu votei nele também, só não posso fechar os olhos. A segurança pública está um caos no estado, sei que é geral, é no Brasil e no mundo. A PE 193 esta inacabada e dentre outras... Fizemos um oficio eu e os demais vereadores: da situação e da oposição, solicitando uma reunião com o Governador ou com o Chefe da Casa Civil para tratarmos a respeito da situação da violência no nosso município; nunca obtivemos resposta. Foi preciso acontecer um crime absurdo como o estupro sofrido pela médica Cubana, que ganhou destaque na mídia nacional e internacional para o governador receber a prefeita e prometer agilidade nesse e em outros casos, e nada fez até agora. Os assaltos e roubos continuam, nós estamos refém da criminalidade. É de responsabilidade do Governador colocar delegados em nossos municípios e aumentar o número de policiais. A crise existe, claro, estamos vendo. Aperta o cinto de um lado para folgar o outro lado, simples assim...

BLOG CAPOEIRAS: Que mensagem você deixa para seus colegas vereadores e para os seus eleitores?

Edson Gangarra: Aos meus colegas vereadores: Dedinho, Carla Rodrigues, Zé Nielson, Antonio Crioulo, Afreu, Érico, Júnior Rodrigues, Guerreiro, Geraldo do Alegre e Romero Reino e meu compadre PIU,  o meu muito obrigado pela convivência, paciência e respeito. Foi uma enorme satisfação fazer parte dessa Legislatura. Eles terão sempre um espaço no meu coração. Quero agradecer a todos que fazem parte da Câmara Municipal, funcionários efetivos e contratados, o meu muito obrigado, minha eterna gratidão! Aos meus eleitores, amigos e familiares que votaram em mim, e acreditaram de maneira intensa, obrigado! Nada é para sempre, estou apenas tirando umas férias... Eu volto!!! 

Vocês estarão sempre no meu coração!

Um comentário:

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!