Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cada cabeça um voto ou cada voto um real?

Por Altamir Pinheiro 

Começarei estas mal traçadas linhas  com uma frase da escritora, advogada  e ativista social norte-americana que nasceu surda e cega, Helen Keller, que diz o seguinte: “Somente sou um, mas sou um. Tudo não posso fazer, mas fazer  algo, posso. Não me NEGAREI a fazer o pouco que posso fazer”... Pois bem!!! Quando um político  reconhecidamente ruim de urna é eleito ou reeleito, como foi o caso do Senador Humberto Costa(PT-PE) o eleitor comum, irado, comenta:  Como isso é possível? Como isso aconteceu? Como pode, sem ter nem pra quê ou pra onde um candidato comprovadamente ruim de voto ser eleito em primeiro lugar para Senador da República? Que país é este? E por aí vai.

Baseando-me único e exclusivamente no Agreste Meridional estranhei muito esta sua acachapante  vitória, haja vista que ganhou de lavada atingindo o primeiro lugar com cerca de 80% na região. Só Canhotinho, Paranatama, Saloá e  Lajedo impediram de o petista obter ou ficar à frente de todos os seus adversários e até de seu parceiro Jarbas Vasconcelos. Tenho certeza absoluta que a eleição em prol do senador reeleito NÃO foi roubada, claro  que não!!! Mas quero crer que foi comprada, isso SIM, comprada!!! Se minhas fontes consultadas assumissem a palavra hipotecada a minha pessoa perante à lei, eu  contestaria o resultado e entraria com uma representação no Ministério Público Eleitoral. 

É preciso que se diga que, o ópio da ideologia, muitas vezes, fecha determinados olhos, tapa os ouvidos desse pessoal e cala a boca de muitos. Na verdade, o ópio da ideologia é muito potente e contraria qualquer crença. Às favas a ética, a moral e os bons costumes. Ora, ora, ora!!! Afinal de contas,  ninguém se interna em um hospital para passar férias...   De uma coisa eu não abro mão de afirmar categoricamente: a cúpula nacional do PSB e PT fizeram um GOL DE MÃO ao eleger o Senador Humberto Costa. Até porque,  dos cargos executivos, em número de cinco, que este ruim de urna disputou, perdeu todos!!! Como deputado ou vereador jamais foi eleito por méritos próprios, sempre teve  uma ajudinha dos sindicatos...

Apurei que, através de fontes fidedignas que a cúpula nacional do PT exigiu do governador que fizesse o diabo, mas elegesse Humberto Costa. Corre a boca miúda que há 10 dias da eleição houve uma reunião em um determinado local estratégico na cidade de Garanhuns com todos os prefeitos do Agreste Meridional e todos eles saíram com as burras cheias. É do meu conhecimento um caso específico que um assessor de prefeito, amigo meu, confidenciou-me que ele botou no pé do cipa R$ 160 mil reais em dinheiro vivo. O mote era este: eleger Humberto Costa a todo custo e EVITAR quer a eleição descambasse para o segundo turno.

A compra de votos é crime eleitoral. De acordo com a Lei das Eleições, o candidato que doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor algum bem para obter o voto, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, está sujeito a pena de multa, cassação e pode tornar-se inelegível por oito anos. O eleitor que receber, solicitar dinheiro ou qualquer outra vantagem, para si ou para outra pessoa, também está sujeito a crime. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que deve haver provas robustas contra o acusado para condená-lo. No Brasil existem leis que pegam outras não. A compra de voto é a dita cuja que  nunca pegou e jamais pegará. A Frente Popular de Pernambuco que o diga!!! 

ESTE TEXTO É DE RESPONSABILIDADE DE QUEM O ESCREVEU.

Um comentário:

  1. CORRIGINDO - Leia-se: A dez dias da eleição E NÃO há dez dias da eleição...

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!