Seguidores

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Imprensa internacional ver Moro como o heroi caído da anticorrupção


'Ataque ultrajante' a Greenwald mostra Moro 'assustador'

Sergio Moro segue acumulando cobertura negativa no exterior. O francês Le Monde descreveu “o agora ministro do presidente de extrema direita” como “herói caído da anticorrupção” em título, depois das mensagens reveladas pelo jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept.

O britânico The Independent, citando a ascensão de Jair Bolsonaro como “legado” da Lava Jato, publicou: “E foi Moro, uma figura partidária de direita com ilusões messiânicas, disposta a acabar com o Estado de Direito em busca de seus objetivos, que desempenhou o papel principal de colocá-lo lá”.

O site americano HuffPost, destacando que Moro agora “encara seu próprio escândalo”, fechou extensa reportagem com a avaliação de que “poderia ser um roteiro de Hollywood sobre os perigos do excesso de ambição e de vaidade”.

Ao longo da terça-feira, com o ministro evitando confirmar ou negar que a Polícia Federal —que ele controla— está investigando Greenwald, as reações em mídia social foram de choque. Por exemplo, do correspondente do britânico The Guardian na América Latina: “Assustador”.

No fim do dia, a organização Freedom of the Press Foundation soltou nota, dizendo que o cerco do ministro “não é apenas um ataque ultrajante à liberdade de imprensa, mas um grosseiro abuso de poder”.

E, em nota conjunta, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos se pronunciaram contra as “ameaças, desqualificações e intimidações” ao jornalista. (...)

Um comentário:

  1. O Brasil sem sobra de dúvidas, precisa de mais Sérgio Moro, e infinitamente menos Lula! Mais juizes com coragem de cumprir a Lei e colocar atrás das grades os cacíques do crime organizado! E que o STF guardião da constituição seja tomado por essa coragem... Coragem de Um Juiz e de um Procurador que não se intimidaram com ameaças da maior ORCRIM que esse país já teve.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!