Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Capoeiras é contemplado com programa do Ministério da Saúde de combate a obesidade infantil

O Ministério da Saúde lançou, no dia 10 de agosto de 2021, o programa de estratégia para Combate à Obesidade Infantil e Campanha Educativa sobre o tema. O objetivo é desenvolver práticas saudáveis na alimentação entre crianças e adolescentes.


O município de Capoeiras é dos 59 municípios de Pernambuco contemplado com o Programa. A informação foi divulgada pela Secretária Municipal de Saúde.


Os municípios contemplados receberão recursos para investimento no desenvolvimento de ações de combate ao problema e promoção de hábitos saudáveis para apoiar, fortalecer e articular, as iniciativas de prevenção e atenção à obesidade.


Sobre o projeto:

"Uma doença que afeta milhares de crianças no Brasil: a obesidade infantil é motivo de alerta. Em crianças de 5 a 9 anos, 1 em cada 3 apresenta excesso de peso. Incentivar a alimentação adequada e saudável, a diminuição do comportamento sedentário e da inatividade física e ações voltadas para a saúde das crianças é papel de toda a sociedade.


Os registros do Brasil sobre o cenário nutricional apontam que, em 2020, das crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde do SUS, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,8% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e, dessas, 7,4% e 15,8% apresentavam obesidade, respectivamente, segundo Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade.


Uma das estratégias destina três parcelas de R$ 31,9 milhões por ano, durante três anos, para divisão entre cidades de até 30 mil habitantes e que apresentaram prevalência de obesidade entre crianças menores de 10 anos superior a 15% em 2019.


Os municípios que se encaixaram nos critérios estipulados pelo texto poderiam fazer a adesão ao incentivo financeiro até 12 de setembro de 2021".

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!