Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Justiça Eleitoral libera divulgação de pesquisa eleitoral realizada no município de Capoeiras

Fonte: falape.com

A Justiça Eleitoral de Capoeiras, no Agreste, rejeitou, hoje, o pedido apresentado pela coligação da candidata a prefeita do município Celina de Dudu (PL) para que fosse impedida a divulgação de pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Exatta, a ser divulgada pelo Diário de Pernambuco. Capoeiras passará por eleição suplementar no próximo domingo. Além da candidata do PL, concorre ao cargo de prefeito Nego do Mercado, do PSB.


Na sua decisão, a juíza da 130ª Zona Eleitoral, Priscila Maria de Sá Torres Brandão, nega o pedido liminar por entender que inexiste, neste momento processual, irregularidade demonstrada de plano da pesquisa.


A coligação de Celina alegou que “existem irregularidades no plano amostral da pesquisa consistente na utilização de dados populacionais veiculadas no Censo 2010 do IBGE, de modo que “o plano amostral da pesquisa não reflete a realidade”. A juíza, afirma, porém, que “uma simples leitura das normas revela que a Justiça Eleitoral não especifica a adoção de uma metodologia única para pesquisas eleitorais, nem aponta uma formulação matemática ou estatística à obtenção do plano amostral ou da margem de erro”.


A decisão destaca também que a pesquisa está devidamente registrada e, que diante da análise feita, não é possível inferir a sua irregularidade com base nas provas apresentadas.


Nos bastidores da disputa, a intenção de Celina de barrar a pesquisa está sendo entendida como uma tentativa de evitar que os números antecipem a vantagem de Nego do Mercado na preferência do eleitorado de Capoeiras. Além disso, demonstra desrespeito à trajetória do Instituto Exatta, que soma anos de atuação correta no segmento de pesquisas eleitorais, e à história do Diário de Pernambuco, veículo de credibilidade e com quase 200 anos de serviço prestados à imprensa pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!