Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2022

Padre João Rodrigues celebrou na freguesia de Capoeiras

Esta semana no Facebook deparei-me com uma postagem do historiador são-bentense Orlando de Almeida Calado, mostrando uma foto e um pequeno resumo da história de vida do padre João Rodrigues de Melo - padre João que durante muitos anos ficou à frente da Paroquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, de São Bento do Una, e consequentemente celebrante também na capela da freguesia de Capoeiras, à época um distrito pertencente a São Bento do Una.


Conversando com Dona Maria das Neves, ela confirmou que Padre João e o Conego João Rodrigues são a mesma pessoa. Ela disse lembrar que as missas celebradas por padre João na capela de Capoeiras, ocorriam sempre às sextas-feiras, dia da feira livre do lugar.


Após emancipado, o município de Capoeiras homenageou o religioso, dando seu nome a Escola Conego João Rodrigues, no Povoado Maniçoba. 


Depois do padre João, veio o padre José Orlando que foi sucedido por Padre Geraldo Batista, este o primeiro pároco da paroquia de São José, recém-criada em 19/03/1976.


Veja, o que escreveu o historiador Orlando de Almeida Calado:


O padre João Rodrigues de Melo no início de sua vitoriosa carreira eclesiástica, em fins de 1922, que culminou com seu jubiloso paroquiato à frente da freguesia do Senhor Bom Jesus, pai dos pobre e aflitos, de 1934 até seu suspiro final em 1963.

Minha sincera homenagem a este extraordinário ser humano nascido em Custódia (PE), mas que perfilhou São Bento do Una (PE) como sua pátria maior.

Orlando de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!