Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2022

Prefeitura de Capoeiras posta homenagem no Dia da Consciência Negra

Neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, a prefeitura de Capoeiras publicou nas redes sociais uma homenagem ao povo negro. No município de Capoeiras, remanescentes de quilombos habitam nas comunidades nos sítios Imbé, Cascavel e Fidelão. 


Também nas redes sociais, a Secretaria de Assistência Social publicou fotos de jovens quilombolas do município atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e que integram o Grupo Raízes do Imbé. A jovem que aparece no imagem acima também é capoeirense.


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. 

É dedicado à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras. A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira

Finte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!