Seguidores

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Colunista da Folha de S. Paulo compara candidatura de Eduardo Campos com a de Getúlio Vargas

Colunista da Folha de S. Paulo vê na provável candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) situações parecidas com as enfrentadas por Getúlio Vargas, em 1929, quando era governador do Rio Grande do Sul e se lançou candidato a presidente; seguindo exemplo de Vargas, ela diz que Campos deve cimentar aliança sólida em seu Estado, tornar-se opção do próprio partido e extrapolar alianças além de Pernambuco 

Em artigo publicado neste domingo, a colunista da Folha de S. Paulo, Eliane Cantanhêde, enxerga no governador Eduardo Campos (PSB) semelhanças com a do ex-presidente Getúlio Vargas, quando ainda era governador do Rio Grande do Sul, em 1929, e se inflou para disputar a Presidência da República, mesmo aliado ao Governo Federal de Washington Luís. No entanto, a colunista “esquece” de informar que Getúlio perdeu a eleição e só assumiu o poder após um golpe de estado.
Confira artigo na íntegra:

Murro em ponta de faca 

BRASÍLIA - Poderia até ser engraçado, mas é apenas um dado de análise: a situação política de Eduardo Campos, governador de Pernambuco, tem lá suas semelhanças com a de Getúlio Vargas, então governador do Rio Grande do Sul, em 1929.

Ambos governadores. Ambos aliados ao governo federal, Campos ao de Dilma, Getúlio ao de Washington Luís. Ambos candidatos à Presidência da República à revelia dos palácios (Planalto hoje, Catete antes). Ambos numa luta infernal para atrair apoios e evitar que potenciais aliados escorreguem pelos dedos.

A campanha de Eduardo Campos repete até a montanha-russa das emoções da de Getúlio, na base do "cada dia sua agonia". Ora avança firmemente, ora recua estrategicamente. Ora parece arregimentar apoios inusitados, ora perde apoios considerados óbvios, naturais.

Ao longo do processo, é claro que o humor vai e volta, o coração dispara, as surpresas se acumulam e a dúvida persegue a candidatura do início ao fim: seria Getúlio realmente candidato? Irá Eduardo Campos subir mesmo nos palanques?

A primeira providência de Campos, como fez Getúlio, é tentar cimentar uma aliança sólida no próprio Estado. Até por isso seu vice troca o PDT pelo PSB e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) engoliu em seco, superando velhas divergências para apoiá-lo em 2014.

A segunda providência é se tornar a opção do próprio partido e a terceira é extrapolar alianças e apoios para além de Pernambuco. Mas nada disso é fácil. Getúlio viu os presidentes estaduais (ou governadores) pularem no barco governista, um a um, sem ter meios para impedir. Chegou ao final com o RS, Paraíba e Minas -- que, aliás, não entregou a mercadoria, ou seja, os votos.

Hoje, dos seis governadores do PSB (incluindo Campos), pelo menos três são a favor da reeleição da presidente Dilma. E, se nem os do PSB vêm com ele, por que outros viriam? Só se a economia empurrar.
Brasil 247/Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!