Seguidores

terça-feira, 4 de junho de 2013

Eduardo assina ordem de serviço para início das obras da Adutora do Agreste

O governador Eduardo Campos assina amanhã (04/06), às 15 horas, em Pesqueira, a ordem de serviço para início das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste, um dos maiores sistemas de abastecimento de água integrados do Mundo e o maior do Brasil e da América Latina. Serão 1.300 quilômetros de tubulações, atendendo a 68 municípios e 80 distritos e povoados no trajeto da água, saindo do distrito de Ipojuca, em Arcoverde, até o município de Gravatá, beneficiando dois milhões de pessoas.

A assinatura ocorrerá durante a cerimônia de instalação da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido, no Hotel Estação Cruzeiro. A proposta dessas conferências é subsidiar os municípios na elaboração dos Planos Municipais de Convivência com o Semiárido, culminando com a Conferência Estadual, no mês de novembro. Serão realizadas nove Conferências Regionais, sendo uma por Região de Desenvolvimento.

A instalação da Conferência será marcada pela assinatura do Ato de Formação do Grupo de Trabalho, responsável pela operacionalização dos trabalhos, que será coordenado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), com a participação de outras secretarias estaduais, além da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e representantes da sociedade civil organizada.

ADUTORA - A adutora irá transportar água do Rio São Francisco por meio do Eixo Leste do Ramal do Agreste, um braço do projeto da Transposição, que também será construído pelo Governo de Pernambuco, através da Compesa. O Sistema Integrado da Adutora do Agreste será executado em três etapas, com investimentos previstos de R$ 2,3 bilhões, provenientes de recursos dos governos federal e estadual, além da própria Compesa. O sistema adutor do Agreste vai tratar e distribuir 4 mil litros de água por segundo.

Todas as cidades da região que se encontram hoje em situação de colapso ou pré-colapso no abastecimento serão contempladas com as obras da Adutora do Agreste, sendo que cinco delas (Pesqueira, Belo Jardim, Tacaimbó, Águas Belas e Alagoinha) já estão incluídas na primeira etapa da obra. Nesta fase, serão gerados 500 empregos diretos, aquecendo a economia da região e gerando renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!