Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2013

A musica nordestina esta de luto, morreu Dominguinhos

O cantor e compositor Dominguinhos, 72 anos, morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.  Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas".

Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. No dia 22 daquele mês, ele precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia.

História

Nascido em 1941, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, veio de uma família humilde de Garanhuns e herdou os dotes musicais de seu pai Chicão, que era sanfoneiro. Com seis anos de idade, ele aprendeu a tocar sanfona e ia a feiras livres para arrecadar dinheiro.

Quando criança, ele formou o trio Os Três Pinguins com seus dois irmãos Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Aos nove anos, já era proficiente em sanfonas de 48, 80 e 120 baixos. Logo depois, ele conheceu Luiz Gonzaga na porta de seu hotel. O músico ficou impressionado e chamou Dominguinhos para ir ao Rio de Janeiro. Mais tarde, ele fez parte da equipe de Luiz Gonzaga e foi reconhecido por cantores da Bossa Nova, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho.

Fonte: UOL

Um grande defensor da música nordestina, Dominguinhos deixará muitas saudades, e fará muita falta à nossa cultura.

Um comentário:

  1. Anônimo7/24/2013

    um gênio não morre, se muda. Dominguinhos só foi transportado.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!