Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Galeria das Artes expõe, Lambe sujo X Caboclinhos, no FIG 2013

As fotografias mostram o tradicional embate cênico entre negros e índios

Um dos atrativos do 23º Festival de Inverno de Garanhuns é a Galeria das Artes, localizada no antigo Fórum da Cidade. Além das atividades de moda, design, dança e artes visuais, o espaço também abriga exposições fotográficas, para a apreciação do público. Nas paredes, histórias de cunho cultural, captadas pelo olhar apurado de fotógrafos sensíveis, compromissados com a imparcialidade de quem busca verdade e justiça na melhor imagem a ser revelada ao mundo.

A exposição “Lambe sujo x Caboclinhos”, retrata bem isto. Pois o tradicional embate cênico entre negros e índios, clicados pelas lentes de Márcio José Garcez Vieira, nas ruas de Laranjeiras, arena multicultural sergipana, mostram os aspectos antropológicos, traduzidos pelos dorsos reluzentes à demão da tinta preta, bem como do melaço em oposição à rubra cor cabocla em meio aos artefatos bélicos, sons, indumentárias, adornos e gestos.

Um dos apreciadores desta exposição, o arquiteto e escritor Ezio Déda declarou que a fotografia é um veículo possível de atemporalidade, pois não mede esforços para se fazer lembrar através de sua verossimilhança. Sobre o assunto, o arquiteto também citou Roland Barthes, que ao interpretar a arte da imagem, resume: “a fotografia assassina o instante, imobiliza a ação, e a congela para deleite posterior da exumação”.

A Galeria de Artes no antigo fórum da Cidade, está localizada na Avenida Dantas Barreto, 44, bairro de Santo Antônio, e funciona até o próximo sábado dia 27, de 14h às 21h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!