Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Em Pernambuco 114 municípios são prioritários para receber médicos

Capoeiras, Garanhuns e Caetés fazem parte da lista divulgada pelo Governo Federal

Em Pernambuco, 114 municípios são considerados prioritários para receber profissionais do programa Mais Médicos, lançado nesta segunda-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff. Em todo o país, 1.557 cidades são prioritárias para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas na região Nordeste.

Dados divulgados pelo governo federal mostram que Pernambuco tem 1,17 médico por habitante, ficando abaixo da média nacional que é de 1,83 médico por habitante. No Brasil, existem 700 cidades que não têm um médico residente. 

Segundo o Ministério da Saúde, a lista de cidades prioritárias foi elaborada com base na carência de profissionais de cada município. O ministério alerta que a lista não é definitiva e qualquer cidade pode se candidatar a receber médicos pelo programa.

A Medida Provisória do programa Mais Médicos foi publicada nesta terça-feira (9) no  Diário Oficial da União. Na mesma edição, também estão disponíveis os editais com as regras do programa. A expectativa do Ministério da Saúde é que sejam criadas cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil. Além disso, o governo federal espera criar 4.237 vagas na graduação de medicina e 4.132 vagas para residência médica. 

Veja a lista dos 114 municípios prioritários de Pernambuco, no link: www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!