Por Altamir Pinheiro
Pois bem, a região do agreste meridional está sendo privilegiada e muito bem assistida pelos projetos de acumulação d'água que tem a caneta firme e forte do senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho, obras essas que são executadas através da CODEVASF. Os municípios de Capoeiras, Palmeirina e Garanhuns, nessa primeira etapa tem os projetos do pai e filho da região sertaneja e mais precisamente de Petrolina com presença marcante na região do agreste meridional, como também, especificamente em Capoeiras, o deputado federal Fernando Rodolfo tem conseguidos poços artesianos para algumas localidades. São obras estruturadoras, comunitárias, que esses políticos pernambucanos estão despejando em toda essa redondeza nos anos 2020/2021.
Atendendo pedidos do Senador Fernando Coelho e do filho Deputado, o superintendente da Codesvaf, Aurivalter Cordeiro, não tem medido esforços para se fazer presente, através de seus técnicos e equipes especializadas de campo na área rural da região agreste. Um fato inovador e de grande relevância que se tornou rotina, aqui, na região do agreste meridional é a instalação de poços artesianos totalmente movidos a energia solar. A perfuração e a instalação de poços, por esse criativo sistema, têm sido uma das ações mais praticadas pela Codevasf em Pernambuco na busca pela convivência com a seca sazonal da região.
A propósito, foi uma das soluções inovadoras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para promover segurança hídrica à região sem custo algum para as comunidades beneficiadas. Por meio da superintendência regional em Petrolina (PE), os engenheiros e técnicos especializados da empresa usam painéis fotovoltaicos para converter o calor armazenado em energia para o bombeamento da água. De antemão, toda a região Agrestina agradece por esse belo trabalho que vem sendo executado pela Codevasf em nome do seu superintendente Aurivalter Cordeiro que não mede esforços para beneficiar os ruralistas e comunidades quilombolas em boa parte do Agreste Meridional de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!