Seguidores

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Zona Rural de Capoeiras está sendo beneficiada com uma enxurrada de poços artesianos trazidos pela Codevasf

Por Altamir Pinheiro

Para quem não tem conhecimento o que é um poço artesiano, o hidrogeólogo Ricardo Hirata nos abastece de informação quando afirma que é um poço perfurado com diâmetro pequeno, grande profundidade e um detalhe importante: a água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície. ““Quando essa pressão não é suficiente, temos de utilizar uma bomba”. O precioso líquido chega, através da zona subterrânea onde os espaços entre os grãos de cascalho, areia, argila ou rocha estão preenchidos por grandes veias  d’água, sendo que através de uma válvula é controlada a vazão natural ou o bombeamento, donde,  muitos desses poços, para felicidade da comunidade,  jorram água mineral pura!!!


Pois bem, a região do agreste meridional está sendo privilegiada e muito bem assistida pelos projetos de acumulação d'água que tem a caneta firme e forte do senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho, obras essas que são executadas através da CODEVASF. Os municípios de  Capoeiras, Palmeirina e Garanhuns, nessa primeira etapa tem os projetos do pai e filho da região sertaneja e mais precisamente de Petrolina com presença marcante na região do agreste meridional, como também, especificamente em Capoeiras,  o deputado federal Fernando Rodolfo tem conseguidos  poços artesianos para algumas localidades. São obras estruturadoras, comunitárias, que esses políticos pernambucanos estão despejando em toda essa redondeza nos anos 2020/2021.


Atendendo pedidos do Senador Fernando Coelho e do filho Deputado, o superintendente da Codesvaf, Aurivalter Cordeiro,  não tem medido esforços para se fazer presente, através de seus técnicos e equipes especializadas de campo  na área rural da região agreste. Um fato inovador e de grande relevância que se tornou rotina, aqui, na região do agreste meridional é a   instalação de poços artesianos totalmente movidos a energia solar. A perfuração e a instalação de poços, por esse criativo  sistema,  têm sido uma das ações mais praticadas pela Codevasf em Pernambuco na busca pela convivência com a seca sazonal da região.


A propósito,  foi uma das soluções inovadoras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para promover segurança hídrica à região sem custo algum para as comunidades  beneficiadas.  Por meio da superintendência regional em Petrolina (PE), os engenheiros e técnicos especializados da empresa usam painéis fotovoltaicos para converter o calor armazenado em energia para o bombeamento da água. De antemão, toda a região Agrestina agradece por esse belo trabalho que vem sendo executado pela Codevasf em nome do seu superintendente Aurivalter Cordeiro que não mede esforços para beneficiar os ruralistas e comunidades quilombolas em boa parte do Agreste Meridional de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!