Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A situação dos matadouros públicos em Pernambuco


Falta de higiene, carnes cortadas no chão, água suja usada na limpeza da carne, carne em contato com os dejetos e, manuseadas por pessoas sem equipamentos adequados são alguns dos problemas existentes nos matadouros públicos pernambucanos. O descaso com a saúde publica passa pelo abate dos animais, transporte e comercialização da carne. O assunto é tema de uma série de reportagens que o jornal “Diário de Pernambuco” começou a publicar neste domingo (02).

Com o tema “O mal que Entra pela Boca”, a matéria apresenta um levantamento realizado pela “Agencia de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco” (ADAGRO), que mostra que dos 156 matadouros públicos existentes no Estado, 83% não têm condições mínimas de funcionamento. E que apenas 4 matadouros no Estado têm condições adequadas para o abate dos animais, são eles: Paulista, Paudalho, São Lourenço e Parnamirim.

Segundo a reportagem, A ADAGRO, sob direção da srª. Erivania Camelo fez um “raio X” dos matadouros do Estado, e desde o ano de 2010 já emitiu 62 laudos de vistoria e sugeriu 29 interdições.

As situações e as imagens mostradas na reportagem são de assustar. A maioria das pessoas se soubesse como as carnes são manuseadas antes de chegar as suas mesas prefeririam não comer.

Imagens do matadouro de São Bento do Una, interditado pela CPH  em julho de 2010. Fotos do blog "a fera"(vereador Washington Cadete), e publicadas no Portal Lajedo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!