Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que falta para Capoeiras é o seu povo se valorizar.

Fonte luminosa e igreja de São José - Capoeiras - PE.
O texto a seguir foi um comentário feito anonimamente na postagem “Carlos Batata poderá ser o candidato da oposição a prefeito de Capoeiras”. Não sei se todas as informações que constam do mesmo são verdadeiras... Fiz alguns ajustes no texto original, dei o titulo, e publico-o aqui para reflexão dos capoeirenses.
 
Fico feliz em perceber que nesta terra há pessoas que enxergam bem mais do que o próprio umbigo. E acredito que só quem pode mudar a “sina” de um povo é o próprio povo. 

Comentário:

"Capoeiras do Rio Una, do Rio Canhoto. De pessoas capazes. Um município que tem uma das maiores feiras de animais do estado de Pernambuco. Cidade mais fria do que Garanhuns. De perfil religioso com o monumento de frei Damião. Que tem a sexta bacia leiteira do Estado, e dispõe de 13 km de leito do Rio Una e 8 km do Rio Canhoto. Que tem 16 km² de água doce cristalina a leste e oeste na zona rural do município. Quase 7 mil alunos matriculados na rede de ensino municipal. Que tem a quinta maior produção de mandioca do Estado, dentro é claro, dos três agrestes. Que pode e deve fazer seu desenvolvimento baseado nos seus conhecimentos e nos valores de suas pessoas. O que acontece, apequena-se com assuntos do passado que não levarão a lugar nenhum. A respeito, listo aqui a cidade de Vitória de Santo Antão, a Pitu nunca resolveu o seu problema de desenvolvimento, foi preciso a Sadia e várias outras industrias para reencaminhar a cidade.

Nosso maior problema é a água, depois, os acessos rodoviários, PE 193, 197 e outras; a interligação com Paranatama no prosseguimento advindo de São Bento do Una. A requalificação da nossa educação investindo 40% do orçamento; gastando devidamente, honestamente, os 18% da saúde; implantando parcerias com vários órgãos federais para implantação de cursos técnicos profissionalizantes; implantação de núcleos de formação do terceiro grau em nossa Capoeiras; apoio decisivo aos produtores; tornar as nossas mais de 3.000 cisternas como um programa de saúde. Isto é somente parte dos desafios que temos pela frente. Tudo e muito mais, sem esquecer das crianças e dos idosos, uns porque são o nosso futuro, os outros porque já nos ofereceram suas vidas.

O que pergunto: Cabe fulanização politiqueira para nosso desenvolvimento? Quem são estes que têm toque de midas em suas mãos? E se a têm nunca mostraram. Vale muito a pena ser capoeirense, o que precisa é o povo valorizar-se. O caderno para as promessas já não se pode carregar mais; estão aí os tablets com programas que acusam os “fichas sujas”, programas como o Audim do TCE que com certeza darão o respaldo necessário ao poder judicial para proteger a população dos senhores de corações chaguistas que cabem todos os sentimentos momentâneos sem mostrar as infindáveis ações de incompetências em executarem políticas publicas que desenvolvam seus municípios, valorizando sua gente. Por fim, quem cabe dentro disso tudo?"

Autor: Anônimo.
 
Para ajudar na compreensão do texto:

Midas – Rei da Mitologia Grega. “Em tudo o que torvava se tornava ouro”.
Chaguismo – Político que utiliza a maquina pública para vencer eleições.

6 comentários:

  1. Raimundo, meu amigo!
    Que pena que esse Capoeirense tão sensato e conhecedor dos problemas do município não se identificou!
    Certamente é mais um que tem como contribuir e não o faz por conta da impossibilidade de remar contra a maré de desinteresse da população com o desenvolvimento.
    É angustiando querer fazer diferente em Capoeiras e esbarrar em “picuinhas” ridículas, politicagem nojenta, e muita gente que só pensa nos seus interesses pessoais.
    Quem tenta fazer o bem pelo povo de Capoeiras é mal visto e escorraçado da cidade. E isso já aconteceu com muitos Capoeirenses. Qualquer atitude diferente do que aí está estabelecido pode ser fatal.
    Morei em Capoeiras nove longos e decepcionantes anos! Infelizmente continuo há constatar que muito pouco mudou... Que pena!
    Ainda bem que Capoeiras tem incansáveis batalhadores, como você e o “Anônimo” por exemplo, que, por amor a essa terra, usam a inteligência para alertar o povo dessa cidade, publicando com coerência e isenção todas as informações.
    Há uma luz no fim do túnel, ainda muito fraca... mas há!
    Parabéns Raimundo e um forte abraço aos poucos, porém sinceros e esclarecidos amigos que fiz por ai.
    Virginia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/25/2011

    bom na minha opiniao oq falta em capoeiras e o governo municipal entre ouitrs q fazem sua bancada,(prefeito e vereadores)dexarem d politicagem barata q infelismente em nossa cidade entra ano e sai ano so si fala em pulitica.
    ou seja cabi ao governo copiar ideias boas d outrs governos e aproveitr a BR 193 q vai terminar dqui uns dias e correrem atras d trazerer emprego pra populacao,ou seja 'n e so da prefeitura q vai ter emprego,mas comecar a trazer algumas fabricas e imdustrias pra nossa cidade,q cm a br aogora o acesso a capoeiras vai ser muito mais facil d fazer a cidade crescer e ter progresso e resgatar qm sai dqui e mora em outras cidades q os cidadaos q si foram possam voltar pra sua terra sabendo q aqui tbm vai trabalhar vai ter emprego como sempri sonharo e os q querem sair dqui 'n vai mais sair porq ja arrumaram um emprego cm salario e carteira assinada ou seja os puliticos d capoeiras tm q penssar mais ou mens dessa maneira e 'n so ficar n pensamento mas por em pratica.essa e a capoeiras q querems.
    e 'n e so isso tm muito mais.
    tm saudi,educac'ao, saneamento e ect.

    ResponderExcluir
  3. selma rodrigus.11/10/2011

    minha opiniaô e que deixe o sr prefeito trabalhar em paz que ele e muito honestoenxergue o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/11/2011

    REALMENTE A OPINIÃO DO AMIGO ANONIMO É BOA,MAIS QUEM FICA FEZENDO POLITICAGEM É AQUELES ELEITORES DESOCULPADOS QUE NÃO TEM O QUE FAZER E FICAM SUGANDO OS POLITICOS E IMPEDINDO QUE ELES FAÇAM ALGUNHA COISA PELO POVO.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/13/2011

    oque falta pra o povo de Capoeiras se valorizar? um ponta pé na bunda un atraz do oltro, saõ muitos folgados so votaõ por dinheiro e depois ficaõ cobrano melhoras do municipio a-o prefeito, tem que levarem ponta pé na bunda.......................................dalhe dudu.........dalhe batata ..........dalhe nene................ponta pé na bunda desses folgados!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/02/2012

    falam apenas de politica k pena

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!