O vereador Antonio Alberto (Dedinho), na sessão da câmara, no último dia 23, questionou o acordo firmado entre o Sindicato dos Professores e a Prefeitura de Capoeiras para o pagamento do mês de dezembro/2012, que não foi pago aos professores. Segundo o vereador foi incompetência do Sindicato e do seu presidente, firmar um acordo para pagar os professores com a arrecadação dos impostos municipais, pois passará o ano e o valor arrecadado não será suficiente para cobrir a folha de pagamento em questão. O vereador disse ainda que o Presidente do Sindicato dos Professores é pago pelo município e está a disposição do Sindicato para defender a Classe e não os próprios interesses. Nesta mesma sessão, a Câmara decidiu convidar o presidente do Sindicato dos Professores de Capoeiras para que este falasse sobre o acordo firmado com a prefeitura.
******
Na sessão ocorrida nesta terça-feira (30), o presidente do Sindicato dos Professores de Capoeiras, professor Adilson Araujo foi a Câmara falar aos vereadores sobre o acordo firmado com a municipalidade. O professor Adilsom Araujo começou afirmando que o acordo entre o sindicato e a chefe do Poder Executivo Municipal foi feito sob a luz da lei, e que o vereador que o rotulou de incompetente o fez sem conhecimento de causa. Disse que o acordo foi firmado nas presenças dos advogados, do Sindicato, da prefeitura, e do secretário municipal de Administração, o Sr. Cleber; e que foi referendado pelos professores em Assembleia realizada no Colégio Municipal de Capoeiras. E que em momento algum nada foi feito para prejudicar a Classe que ele representa.
Disse que o debito pertence à Fazenda Publica Municipal, mas, que só é possível pagar se houver recursos. E que não faz ideia de quanto tempo levará para juntar o dinheiro suficiente para pagar a folha. Disse ser preferível um acordo a acionar a Justiça, porque o Sindicato tem uma demanda Judicial contra a Fazenda Municipal desde o governo do ex-prefeito Zezinho, o que já faz 21 anos, e mesmo a causa tendo sido ganha nas três esferas, até hoje a sentença não foi cumprida. Disse sentir um desejo latente deste Governo em querer pagar aos professores. E que o Sindicato não tem bandeira partidária.
Respondendo as perguntas do vereador José Nielson, o professor Adilson Araujo disse que segundo o ex-secretário de Administração, o tempo estimado para arrecadar o valor necessário para pagar a folha em atraso seria de 4 a 5 meses. E que não entende necessário nem vital convidar os vereadores para participarem de uma questão que interessa só a categoria, já que as partes interessadas estavam presentes: O Sindicato e a Prefeitura. Disse que o Sindicato hoje tem cerca de 175 professores filiados.
Respondendo as perguntas do vereador Antonio Alberto, o professor disse não ter a ata da assembleia que referendou o acordo. O vereador disse estar provado haver incompetência.
Ao vereador Carlos Junior, o professor Adilson Araujo respondeu que segundo soube extraoficialmente, a folha de pagamento do mês de dezembro dos professores gira em torno de R$270 mil a R$ 300 mil. Professor Adilson Araujo disse que a caráter de sugestão, a Câmara deveria convidar o ex-gestor municipal a prestar explicações, pois foi ele quem deixou de pagar o mês de dezembro aos professores.
Respondendo a vereadora Carla Rodrigues, o professor Adilson Araujo disse que o acordo foi feito para o pagamento integral em parcela única. Disse que a secretária municipal de Educação estava presente na assembleia que referendou o acordo, e que a Secretaria de Educação tem o livro de presença dos professores presentes. Disse estimar que na reunião tinha entre 180 a 200 professores, pois naquele dia havia capacitação para estes. E que se o acordo não for cumprido pela municipalidade, o sindicato tomara outras providencias.
Após terminar de falar, o professor Adilson Araujo pediu licença e saiu do recinto da Câmara.
Ao usarem da tribuna na hora das Explicações Pessoais, vários vereadores externaram insatisfação com as explicações dadas pelo presidente do sindicato dos professores.
Estes vereadores que estão tão preocupados com a classes, deveriam convidar o principal culpado de tudo isso para melhores explicações. Mais será que ele vem?
ResponderExcluirRealmente se os vereadores estão tão preocupados eles tem que marcar uma reuniao com o gestor que deixou de pagar, pois a divida é da prefeitura mas se o ex gestor no começo do mandato pagava dia 22 de cada mês, porque deixou de pagar justamente no ultimo mês.não pagou porque não quis! isso é uma vergonha!
ResponderExcluirGostei da babada de Adilson. Ele ganhando sem trabalhar, vai se preocupar muito com a classe. Ah vai...
ResponderExcluirOS VEREADORES ESTÃO CERTOS A FUNÇÃO DELES É SE PREOCUPAR MESMOS COM O QUE ESTAR ACONTECENDO ELES FORAM ELEITOS PARA DEFENDER TODAS AS CLASSES DO POVO DO MUNICIPIO,AGORA CABE A JUSTIÇA FAZER O MUNICIPIO PAGAR AOS PROFESSORES E PUNIR O GESTOR PASSADO QUE NÃO PAGOU.
ResponderExcluirSou ex aluna do professor Adilson Araujo,e o defendo com muita garra.É um homem de carater e luta como pocos que conheço.
ResponderExcluir