Na semana de Páscoa, seja nos almoços, jantares ou nos demais encontros entre familiares e amigos, certamente vamos encontrar alguns alimentos tradicionais desta época. Dentre eles, certamente teremos chocolate, vinho e peixe, estes dois últimos, juntamente com o pão, vêm da tradição religiosa cristã. Muitas pessoas, diante destas delícias, perdem o controle, e acabam exagerando, o que nunca é aconselhado, porém, consumidos com moderação, todos eles trazem muitos benefícios para saúde.
Quem traz a dica é a nutricionista da UPAE Garanhuns, Laila Brasil, que recomenda o consumo de 15 gramas de chocolate por dia, isso representa mais ou menos três quadradinhos de uma barra. Dê preferência a chocolates amargos, que têm menos açucares e mais cacau.
Peixe é um dos alimentos mais aconselhados por nutricionistas e deve fazer parte do cardápio o ano inteiro, pois é rico em Ômega 3, gordura boa que vai aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o LDL (ruim), além de ser fonte de proteína e possuir efeito antioxidante.
O vinho é a bebida da Páscoa, e como é alcoólico, é preciso lembrar que excessos são muito prejudiciais. Laila Brasil recomenda um cálice diário de Vinho do Porto, que inclusive harmoniza com chocolates.
"A gente aproveita para desejar a todos uma Boa Páscoa, com paz, saúde e harmonia." - Encerra a profissional da unidade de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!