Seguidores

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Capoeiras fica em 3º lugar em Pernambuco em qualidade do atendimento do Serviço Social CRAS


Neste mês de setembro de 2019, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento dos CRAS de Pernambuco, e o serviço de Assistência Social do município de Capoeiras, aparece muito bem avaliado, em 3º lugar, no indicador que busca mostrar a qualidade dos serviços prestados a população. O índice demonstra que a prefeitura de Capoeiras, através da Secretaria de Assistência Social vem obtendo relevantes avanços no serviço de assistência social oferecido aos capoeirenses assistidos no CRAS.

O monitoramento do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referencia de Assistência Social – CRAS,  avalia quatro serviços: Estrutura Física; Serviços e Benefícios; Recursos Humanos; e IDCRAS. O CRAS do município de Capoeiras, recebeu nota máxima no quesito recursos humanos, e notas 4 (quatro) em serviços oferecidos e estrutura física; obtendo a 3ª colocação no Ranking Municipal dos CRAS de Pernambuco.

A prefeita Neide Reino (PSB) e a Secretária municipal de Assistência Social, Luciene, trabalham para oferecer serviços de qualidade à população de Capoeiras, como: cursos profissionalizantes, acompanhamentos domiciliares, Serviços Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV que oferta atividades complementares: artísticas, culturais, de lazer, entre outras, dependendo da idade do usuário do SUAS; entre estes pode-se destacar, o Grupo Patrulheiros Mirins, grupo de dança e percussão da comunidade quilombola Imbé e o Reisado da terceira idade, entre outros.

O  ID CRAS - um indicador nacional que busca capturar a qualidade dos serviços prestados à população por meio das unidades de atendimento - divulgado pela Secretaria Nacional de Assistência Social.

O ID CRAS é um indicador nacional que retrata a estrutura física, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada. Este índice computa uma nota de 1 a 5: quanto maior, melhor a qualidade do serviço prestado por este equipamento.

Indicadores sociais ajudam a pautar agendas políticas, qualificar debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas. Este resultado é fruto de esforços da secretaria-executiva de Assistência Social da SDSCJ, em parceria com os municípios de apoio técnico, capacitação e divulgação das informações.

Destaca-se que este é um importante indicador para o cálculo dos recursos do IGD SUAS: Incentivo financeiro repassado pelo governo federal para apoiar a gestão do SUAS.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!