Seguidores

segunda-feira, 16 de março de 2020

Bispo de Garanhuns faz novas orientações sobre coronavírus e cancela procissões de São José nas cidades de Capoeiras, Angelim e Garanhuns



Outras Orientações COVID 19

Considerando o bem de todo o povo de nossa região; 

Considerando a necessidade de prevenção, sem espalhar pânico e terror; 

Considerando a presença confirmada da COVID 19 no Estado de Pernambuco e a situação de pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde; 

Considerando o Decreto 48.809 do Governo do Estado de Pernambuco, especialmente o Art. 3o.

Estabeleço as seguintes decisões, no âmbito da Igreja Católica, no território dos vinte e seis municípios que compõem a Diocese de Garanhuns:

1. Festa de São José: na Igreja Catedral, cancelamento da investidura dos membros dos Conselhos Administrativos Paroquiais; cancelamento de todas as procissões de São José em Garanhuns, Capoeiras, Angelim e em outras comunidades; permanecem, contudo, as Santas Missas, que devem ser celebradas com menos de 500 pessoas.

2. Semana Santa:
     a.   Cancelamento de todas as procissões da Semana Santa; 

     b.   Distribuição das pessoas em mais horários para as celebrações do Domingo de Ramos e demais celebrações da Semana Santa; 

     c.   Em Garanhuns, cancelamento da Caminhada Penitencial, na Sexta-Feira Santa, para o Cristo do Magano; 

     d.   A adoração da Santa Cruz seja feita à distância; 

     e.   As Vias Sacras e as Confissões corriqueiras, com grupos pequenos, sejam mantidas, se for oportuno; 

     f.   Confissões “comunitárias” não estão permitidas, porque, inclusive, pode ser um fator de maior aglomeração de pessoas. 


3. Quanto ao aniversário do Santuário da Mãe Rainha, em abril, aguardar novas orientações até o final do mês de março.

4. No cotidiano das comunidades:
     a.   Todas as Santas Missas e os encontros normais e cotidianos sejam mantidos. Em atenção ao Art. 3 do Decreto do Governo do Estado de Pernambuco, para as celebrações, haja controle na porta da Igreja, inclusive com a contagem da quantidade de pessoas; 

     b.   Se for possível, oferecer álcool gel na entrada das igrejas; sempre oferecer água e sabão nos banheiros das igrejas; 

     c.   Se for preciso, aumente-se o número de celebrações, para que haja melhor distribuição do número de fiéis, e não ultrapasse 500 pessoas. Se for necessário, façam-se Celebrações da Palavra com a colaboração dos diáconos, seminaristas ou de Ministros e Ministras da Palavra.

     d.   Que o cálice nunca seja compartilhado, no momento da purificação. 

     e.   As outras normas já emanadas, especialmente em relação à distribuição da Eucaristia, Pai Nosso e Rito da Paz, permanecem válidas.


5. Idosos. Nossa grande preocupação deve ser com os idosos. Eles devem, de preferência, acompanhar a Missa pelo rádio ou pela televisão. Que os idosos evitem sair de casa e ter contato com muitas pessoas, especialmente se apresentarem doenças crônicas.

6. Os párocos e administradores paroquiais façam atenção às determinações específicas emanadas por possíveis decretos municipais. 

7. No mais, oração, alimentação adequada, repouso, hidratação e medidas radicais de higiene devem ser a prioridade.

8. Reforce-se a oração pela intercessão de São Sebastião, protetor contra as epidemias, a fome e a guerra. Nossa solidariedade com as vítimas e seus familiares. Nossa oração pelos poderes públicos, cientistas, médicos, enfermeiros e demais profissionais da área, além dos cuidadores e cuidadoras de idosos e enfermos. Deus abençoe a todos.

Garanhuns, 16 de março de 2020.


Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Bispo da Diocese de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!