Por Altamir Pinheiro
Os deputados federais Fernando Filho (Petrolina) e Fernando Rodolfo (Garanhuns) comungam com a ideia que os carros pipas são necessários em períodos de secas prolongadas, mas não para servir de trampolim para eleger políticos inescrupulosos. Os dois deputados são de uma linha de pensamento que, paulatinamente, deve-se se extinguir essa prática de charlatanismo eleitoreiro acabando com os carros pipas, que era justamente o que dava votos, tratando o povo como gado, deixando-os reféns desses bandidos picaretas, que nunca pensaram neles nem muito menos na seca que nunca deixou de ser uma indústria que produz toneladas de votos.
Os dois FERNANDOS, deputados federais, através de suas emendas parlamentares como também pelas suas fortes atuações juntas aos órgãos públicos como é o caso da Codevasf, pois sabendo da estiagem porque passam os municípios de Garanhuns, Capoeiras e adjacências tentam promover uma ação de tamanho impacto social que trará benefícios e ótimos frutos para o desenvolvimento da atividade agrícola e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida dessas pessoas e de comunidades fincadas na área rural desses dois municípios do Agreste Meridional.
Em toda sua estrutura, cada poço possui um reservatório com capacidade para cinco mil litros. Os recipientes são dotados de três torneiras e um bebedouro para animais. "Em função da grande estiagem que a região Nordeste enfrenta, as comunidades rurais têm passado grande dificuldade por causa da falta de água. Com essa ação, temos o objetivo de levar água para as pessoas que vivem nesses locais, contribuindo para dessedentação animal e outras atividades, de uma maneira mais acessível e facilitada”, explicam os técnicos da Codevasf. Os poços perfurados e instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco no semiárido e no agreste meridional são uma tecnologia de convivência com a seca e teve um aumento considerável de perfurações a partir do momento que o Engenheiro Civil, Dr. Aurivalter Cordeiro assumiu o comando desse órgão federal.
Além das perfurações de poços há um recurso de 30 milhões de reais exclusivo para a compra de equipamentos para ser entregue aos municípios e/ou proprietários rurais que é o valor do maquinário que já está de posse nos depósitos/garagens da Codevasf para ser distribuído em municípios dentro da área de abrangência da 3ª Superintendência Regional da Codevasf localizada em Petrolina/Juazeiro. Ao todo são: 7.500 Caixas d’água; - 93 Tratores de pneu; 20 – Mil Tubos; 10 – Carros-pipas; 09 – Caçambas; 02 – Tratores de esteiras; - 02 Perfuratrizes e dois Caminhões compactadores de lixo. Quer dizer, São mais de 30 milhões de reais em investimentos para a região, todos eles oriundos de recursos de emendas parlamentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!