Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Lula tem três palanques em Pernambuco mas só deve subir em um

Por Clara Assunção , da  RBA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República, cumpre agenda de dois dias em Pernambuco, a partir desta quarta-feira (20). Na avaliação de cientistas políticos, o lulismo tem força para levar duas candidaturas do campo progressista ao segundo turno. São elas a dos deputados federais Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (Solidariedade).


Oficialmente, Lula apoia Danilo Cabral para o governo de Pernambuco, pela Frente Popular, que governa o estado há 16 anos. Com o alinhamento nacional do PSB aos demais partidos que compõem o movimento Vamos Juntos pelo Brasil, o PT indicou a deputada Tereza Leitão (PT) como candidata ao Senado na chapa PT-PSB. Por outro lado, a imagem de Lula também favorece Marília Arraes, que deixou o PT para disputar o governo de Pernambuco pelo Solidariedade, uma das sete legendas que apoiam nacionalmente a candidatura do ex-presidente. 


No início de julho, um levantamento do Ipespe revelou que Lula é o principal cabo eleitoral na disputa ao governo de Pernambuco, seu estado natal. Mais da metade dos eleitores, 52%, diz que o apoio do ex-presidente aumenta as chances de votar em um candidato a governador. Mas até o momento, a candidata do Solidariedade tem se beneficiado da memória de sua história petista, com amplos apoios públicos e divulgação de vídeos, fotos e jingles que mostram sua relação com o petista. Marília lidera isolada a corrida ao Palácio do Campo das Princesas, segundo diferentes institutos de pesquisa. 


Agenda no estado

Por fora ainda corre a candidatura de João Arnaldo (Psol), outro partido que integra a coligação nacional de apoio a Lula. O pré-candidato também acusa o PSB de oportunismo por exigir exclusividade do apoio de Lula. “Estamos juntos com Lula para derrotar o bolsonarismo em nível nacional”, diz. Diante desse impasse, Marília Arraes e lideranças do Psol em Pernambuco não foram convidadas pela Frente Popular para participar da manifestação de apoio à candidatura de Lula. 


O ex-presidente participará, ao lado de seu vice Geraldo Alckmin (PSB), de atos em Garanhuns e Serra Talhada, no sertão pernambucano. No mesmo dia, Lula também deve ir a Caetés, sua cidade natal, desmembrada de Garanhuns em 1963, para visitar a réplica da casa onde nasceu. O petista pretende gravar imagens no local para seu programa eleitoral, uma das cenas que marcou sua campanha à reeleição em 2006.

Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!