Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2022

Lula lidera em Pernambuco com 62% e é o principal cabo eleitoral na disputa pelo governo do estado, aponta pesquisa Ipespe

Lula também é o principal cabo eleitoral na disputa pelo governo de Pernambuco


BRASIL247/pesquisapresidente - Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, contratada pela Folha de Pernambuco, aponta que o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial em Pernambuco com 62% das intenções de votos. Jair Bolsonaro (PL) aparece em seguida com 20% da preferência do eleitorado. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 5% das intenções de voto dos pernambucanos.


Ainda conforme o levantamento, André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) aparecem empatados com 1%.Já  Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia Pereira da Silva (PSTU), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Felipe D'Ávila (Novo) não alcançaram 1%. Os pré-candidatos Leonardo Péricles, Pablo Marçal e Sofia Manzano constavam na lista, mas não foram mencionados por nenhum dos entrevistados.


Não sabem, não opinaram 5%; não votarão em nenhum dos candidatos ou anularão o voto 6%.


A pesquisa ouviu 1.000 eleitores de Pernambuco presencialmente entre 28 e 30 de junho. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sob o protocolo PE-05934/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06505/2022.



Lula é o principal cabo eleitoral na disputa estadual

BRASIL247/caboeleitoralpe - O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal cabo eleitoral na disputa ao governo de Pernambuco. De acordo com a pesquisa Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), publicada nesta segunda-feira (4), 52% dos eleitores dizem que o apoio do petista aumenta as chances de votar em um candidato a governador.


Por outro lado, 48% dos eleitores pernambucanos acreditam que o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) para um candidato a governador diminui seus votos. Dos consultados, 14% acreditam que o presidente influenciaria o eleitor a votar no candidato. Quando a referência é Lula, 13% dos entrevistados apostam que o petista atrapalharia.


Para 33%, a presença de Lula não muda a disputa em Pernambuco. Este percentual sobe para 36% em relação a Bolsonaro. Entre os entrevistados, 3% não souberam ou não responderam se o apoio do presidente influenciaria o eleitor. O índice cai para 1% quando a referência é o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!