Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ITEP identifica sitio arqueologico com pinturas rupestres na zona rural de Capoeiras


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), através do Setor de Arqueologia confirmou a existência de inscrições e pinturas rupestres em rochas no Sítio Linhas Fortes, região da caatinga, no município de Capoeiras. Arqueólogos do ITEP estiveram em Capoeiras e segundo a Secretária Municipal de Cultura senhora Helenita Costa estudos serão realizados na área e, Capoeiras futuramente poderá ganhar um Sítio Arqueológico. A descoberta ocorreu a partir de estudos que o ITEP vem realizando sobre impactos na cultura com a construção de uma barragem no Rio Una, no município de São Bento do Una.

- A pesar do local ser de difícil acesso, os moradores da região têm conhecimento das pinturas, mas até hoje ninguém tinha se dado conta da sua importância - disse a secretária Helenita Costa.

Segundo O ITEP, sítios com pinturas localizadas nos pés de serra, várzeas e brejos são encontrados na região do Agreste por todo o Nordeste. E as principais características da tradição Agreste é a presença de grafismos de conceituação abstrata e de figuras isoladas de antropomorfos (representação humana) e zoomorfos (representação animal), e que não formam uma cena homogênea.  Grafismos em forma de labirinto, e espiral também são características dessa tradição.

O ITEP também informou através de e-mail enviado a Secretária de Cultura que quando esses locais foram temporariamente ou permanentemente ocupados, isso significa que existe a possibilidade da existência de cemitério nas proximidades, apenas identificado por meio de prospecção arqueológica.  (Nem sempre com resultados positivos). 

A secretária Helenita Costa informou que quando estiveram em Capoeiras, os arqueólogos do ITEP fotografaram ossos pré-históricos encontrados no nosso município e que estão guardados na Biblioteca Municipal, bem como visitaram o sítio Lagoa Grande onde os mesmos foram encontrados; e que o ITEP se propôs a realizar parcerias com o município para trabalhos de educação patrimonial e visitas técnicas através da unidade de arqueologia. 

Região onde estão as pinturas
Entrada de uma caverna que há no local


 Fotos: Helenita Costa

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho Helenita Costa! Preservar e divulgar elementos pré-históricos significar dizer que Capoeiras têm História! Prof. Carlos Eduardo Lamego.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!