
De acordo com a recomendação, não há na página eletrônica oficial da prefeitura informações que permitam o controle da gestão dos recursos públicos. Para a promotora de Justiça, “a publicação de dados relevantes da administração na internet possibilitará não apenas maior transparência pública, como também a redução dos gastos da prefeitura”.
Diante da necessidade de ampliar a transparência da gestão, foi recomendado ao prefeito que o portal deverá ser atualizado mensalmente e gerenciado pela própria pessoa jurídica de direito público, a qual vai veicular informações sobre administração pública municipal direta, autarquias e fundações públicas municipais.
Neste portal, a população poderá ter acesso a dados sobre: execução orçamentária e financeira; despesas pagas, com os os valores de empenho, liquidação e pagamento; receitas arrecadadas, inclusive de recursos extraordinários, contendo previsão, lançamento e arrecadação; licitações abertas, em andamento e já realizadas; leis municipais vigentes; contratos e os convênios celebrados; e ainda sobre as secretariais municipais com os respectivos responsáveis, telefone, endereço e e-mail para contato.
Todas as informações disponibilizadas devem ser apresentadas de maneira simples, em linguagem acessível ao cidadão. O MPPE ainda recomendou a publicação de um glossário no portal, para que todos os termos técnicos utilizados possam ser explicados.
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